Professor de basquete é suspeito de abusar sexualmente de alunos de 12 anos em Franca, SP


Segundo familiares, vítimas eram coagidas a enviar fotos íntimas em troca de dinheiro e vantagens em jogos. Polícia investiga o caso. Polícia investiga professor de basquete suspeito de abuso sexual em Franca, SP
Reprodução/EPTV
Um professor de basquete de Franca (SP) é suspeito de abusar sexualmente de alunos. As vítimas têm idades a partir de 12 anos e eram coagidas a enviar fotos íntimas em troca de dinheiro e vantagens no time.
O caso está sendo investigado pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Até esta sexta-feira (9), dez adolescentes e 15 adultos, que são pais dos garotos, prestaram depoimento.
Existem, ao menos, três denúncias contra o professor, que foram registradas por mães dos alunos na quarta-feira (7). Um inquérito foi instaurado e as famílias estão recebendo apoio psicológico. Um juiz da Vara da Infância e Juventude também acompanha o caso.
Heitor Herker era professor de basquete em uma escola que realiza projetos gratuitos de esporte para adolescentes. Ele foi dispensado no início deste ano.
O advogado Rui Engracia Garcia, que representa o suspeito, informou que ele ainda não foi ouvido pela polícia e a defesa não vai se manifestar sobre o assunto até o fim do inquérito.
Hector Herker, professor de basquete suspeito de abuso sexual em Franca, SP
Reprodução/EPTV
Fotos íntimas
A suspeita de abuso sexual começou quando a mãe de uma das vítimas pegou uma troca de mensagens do filho, que tem 12 anos, com o técnico. Na conversa, o professor pedia para o garoto apagar as mensagens em que pedia fotos íntimas.
Ao questionar o filho, o menino confirmou que o treinador pediu foto de seu pênis e que já tinha mandado outras vezes em troca de R$ 100.
Ele ainda contou que um amigo já tinha enviado fotos em troca de um tênis. Segundo a denunciante, se as vítimas não enviassem as fotos, o professor as impedia de jogar.
A mãe criou um grupo em um aplicativo de mensagens para reunir as denúncias. Outros pais de adolescentes também relatam que o professor costumava ter um contato físico excessivo com os meninos.
Segundo um dos pais, durante uma viagem, o técnico teria colocado a mão nas partes íntimas de um dos adolescentes.
Polícia investiga professor de basquete suspeito de abuso sexual em Franca, SP
Reprodução/EPTV
Aparelhos apreendidos
O advogado Christian Barini representa três mães que denunciaram Herker por abuso sexual. Segundo ele, o celular e o notebook do suspeito foram apreendidos pela polícia, que encontrou indícios dos abusos nos aparelhos.
“Há fotos e conversas entre ele e as crianças. As fotos são delas nuas, que ele solicitava em troca de dinheiro ou em vantagem para jogar no time”, explica Barini.
O inquérito está em andamento e a Polícia Civil está ouvindo testemunhas, dentre elas, mães e adolescentes. O advogado acredita que, com a repercussão, mais vítimas possam surgir.
“Tem indícios que possa haver mais casos em períodos anteriores. Então, pode ser que apareçam muito mais pessoas do que já apareceram até agora”.
A delegada responsável pelo caso informou que não vai conceder entrevistas até o pronunciamento do Ministério Público.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.