Palacete Camilo de Mattos abre as portas para visitas guiadas em Ribeirão Preto, SP


Em comemoração ao aniversário da cidade, visitantes poderão explorar casarão e conhecer processo de restauração pelo qual o imóvel histórico passa desde 2017. Palacete histórico de Ribeirão Preto, SP, é aberto para visitação
O Palacete Camilo de Mattos está com acesso liberado ao público para visitas guiadas em comemoração ao aniversário de Ribeirão Preto (SP), que acontece no dia 19 de junho.
Durante todo o mês, visitantes poderão explorar o casarão e conhecer o processo de restauração pelo qual o imóvel passa desde 2017, quando começaram as obras de consolidação.
LEIA TAMBÉM
Como será o restauro da construção centenária em Ribeirão Preto?
Palacete será restaurado pela primeira vez em 97 anos em Ribeirão
O palacete fica no Centro de Ribeirão Preto, na Rua Duque de Caxias, 625, Centro, e pode ser visitado de segunda a sábado, das 9h às 11h e das 12h30 às 16h. A entrada é gratuita.
Segundo um dos proprietários do casarão, Ricardo Massaro, as obras que foram feitas a partir de 2017 impediram o progresso de degradação do palacete visando deixá-lo apto para receber o alvará de reforma.
Durante os trabalhos, foram descobertas pinturas nas paredes que agora podem ser observadas pelos visitantes.
“Essas pinturas representam, do ponto de vista histórico de Ribeirão, talvez um exemplar único na cidade”, afirma o proprietário.
A ideia é que o público possa conhecer as pinturas antes, durante e após o processo de restauração. A primeira fase da reforma é restaurar a fachada externa, o hall de entrada e um dos dormitórios.
Em julho, segundo Massaro, as obras serão intensificadas.
Palacete Camilo de Mattos no centro de Ribeirão Preto, SP
Werlon Cesar/G1
Como é o palacete?
O palacete Camilo de Mattos terminou de ser construído em 1922, época áurea do café em Ribeirão Preto. Por isso, a planta do imóvel segue os moldes das elites cafeeiras do século 20. São cerca de 600 metros quadrados construídos e 19 cômodos no casarão, que tem a fachada principal voltada para a Praça XV de Novembro.
A área total do imóvel é de 10,1 mil metros quadrados. Dos 19 cômodos, oito são na parte superior e 11 são no térreo, além de uma varanda. Nos fundos ainda há uma casa que era usada por um caseiro.
A configuração centenária, ainda que abandonada, remete à arquitetura residencial burguesa do início do século XX e reflete as referências culturais da época, que eram Rio de Janeiro e Paris.
De acordo com a Prefeitura de Ribeirão Preto, o imóvel tem pressupostos do urbanismo modernos, recuos frontais e laterais para insolação e ventilação da construção, além do porão para nivelar a casa no terreno irregular.
A planta segue o modelo tripartido, divido em áreas sociais (escritório, hall, sala de visitas e de jantar), íntimas (quartos no pavimento superior) e de serviços (cozinha e dispensa).
Palacete Camilo de Mattos foi construído em 1922 e tombado como patrimônio histórico pelo Conppac em 2008 em Ribeirão Preto, SP
Werlon Cesar/G1
Quem foi Camilo de Mattos?
O advogado Joaquim Camilo de Mattos teve uma vida política intensa em Ribeirão Preto. Ele já exerceu os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador da cidade.
O palacete, além de conter um escritório para que o advogado pudesse atender seus clientes, também possuía uma localização estratégica para que ele pudesse ir andando até o Palácio Rio Branco, onde era a prefeitura de Ribeirão Preto.
No casarão também morou o filho dele, o ex-prefeito Luiz Augusto Gomes de Mattos, até 2006, ano em que morreu.
Vitral original está conservado próximo da escadaria da sala de estar no Palacete Camilo de Mattos em Ribeirão Preto, SP
Werlon Cesar/G1
Tombamento histórico e restauro
Em 2008, dois anos depois da morte do último morador, o Palacete Camilo de Mattos foi tombado pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac) de Ribeirão Preto, mas permaneceu por anos abandonado, até que, em 2016, foi comprado por empresários locais que se dispuseram em barrar a ação do tempo e recuperar a arquitetura original do prédio.
Antes disso, houve uma tentativa fracassada de a prefeitura adquirir o imóvel. Desde então, o local foi objeto de projetos e complementações para atender às exigências de preservação do patrimônio.
Inauguração do palacete durante o ano de 1922 em Ribeirão Preto, SP
Claudio Bauso/Arquivo pessoal
O que será feito no local
As obras terão início na fachada, depois seguirão para o saguão de entrada e para um dos quartos do piso superior.
Além da recuperação de madeiras, ferragens, ladrilhos e sancas de gesso, houve um estudo para recuperação da pintura original das paredes, trabalho que revelou desenhos, afrescos e contornos até então escondidos pelo tempo.
A arquiteta Tainá Braulino participa desde o começo do projeto, que traz o mapeamento dos danos e a proposta de restauro.
“São telhas que estão sendo retiradas de outros palacetes da mesma época para serem colocadas aqui. É um trabalho de garimpo, porque é muito minucioso. O resultado vai ser um grande presente para Ribeirão Preto e região”, afirma.
Varanda construída no andar superior do palacete servia como ‘belvedere’ para a família Mattos em Ribeirão Preto, SP
Werlon Cesar/G1
Quanto custará a obra
Os empresários que adquiriram o espaço preferiram não revelar os custos de restauro do palacete.
Visitas íntimas da família eram recebidas na sala bordô do palacete em Ribeirão Preto, SP
Werlon Cesar/G1
O que vai funcionar no palacete
Segundo os sócios, o uso do palacete ainda não está definido, mas há uma intenção de abrir o espaço para visitas da população, além de divulgar passo a passo o que está sendo feito no prédio.
“Nós vamos tentando cumprir as exigências desse corpo técnico. O uso não está definido, sendo bem claro. Nós nos propomos a restaurar o imóvel. Ano passado ele completou o centenário. Um reuso desse imóvel vai depender de um interesse de algum órgão público ou de empresa privada. É um presente para Ribeirão e, daqui um ou dois anos, vai estar restaurado exatamente como ele foi construído”, afirma Massaro.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.