Promessa de abertura do Parque Rubem Cione faz 14 anos e patrimônio histórico se degrada em Ribeirão Preto, SP


Área na zona Oeste da cidade acumula lixo, tem mato alto e é alvo de vandalismos. Fazenda Baixadão, símbolo da época áurea do café, está abandonada. Parque Rubem Cione ainda não foi entregue a moradores em Ribeirão Preto, SP
O Parque Rubem Cione guarda a antiga Fazenda do Baixadão, patrimônio histórico que assim como o parque está abandonado em Ribeirão Preto (SP).
Os moradores da região aguardam desde 2009 a abertura do local na Avenida Renê Oliva Strang, zona Oeste da cidade, como um modelo de área ecológica prometido pela prefeitura na época.
Ao invés disso, o espaço de 256 mil metros quadrados acumula lixo, tem mato alto e enfrenta vandalismos.
“Está horrível. Dá muito medo e a gente sempre precisa vir nesse supermercado aqui, e a gente vem com medo”, conta Rosilene Lima da Silva, prestadora de serviços gerais.
Parque Rubem Cione é local de descarte de lixo, mato alto e tem grades furtadas em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Na época em que a promessa de recuperação foi feita, uma guarita e um portal para a entrada principal foram construídos, assim como grades foram colocadas em volta do parque.
Porém, atualmente, o portal não tem mais nem o nome do parque e está bloqueado por um monte de terra e entulho, e as grades estão sendo furtadas.
“Esse parque está abandonado desde a época da Dárcy Vera [ex-prefeita]. Ela construiu esse portal aqui, essa entrada com uma guarita e nós pensávamos que fosse o início de uma urbanização, mas a verdade é que nada mais foi feito”, diz Maria Silvia Roque, presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg/Oeste).
Entrada principal do Parque Rubem Cione está bloqueada por monte de terra e entulhos em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Mais problemas
Um outro problema foi gravado por um morador da região: um escoamento de água limpa no local que está causando uma grande erosão e colocando em perigo quem passa por ali.
Além do abandono do próprio parque, a Fazenda Baixadão, localizada dentro dele, é uma famosa construção da época dos barões do café. O local é considerado um patrimônio histórico e está sendo degradado pelo tempo sem o restauro que necessita, como afirma o Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac).
Também de acordo com o conselho, a obra está prevista na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024, que já está em discussão na Câmara dos Vereadores, porém sem incluir os imóveis históricos no projeto.
“Uma cidade que foi criada, construída, edificada para ser o centro do café e para o mundo, as suas raízes, o que era da época do café, estão todas sendo apagadas. Se nós formos procurar e analisar, nem um imóvel hoje que se refere ao café está disponível à população. Os museus estão entregues à ação do tempo. Agora tem a Fazenda Baixadão que por sinal nunca foi entregue à população”, explica Lucas Gabriel Pereira, presidente do Conppac.
Fazenda do Baixadão, patrimônio histórico, está abandonada e passa por degradação em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
O que diz a prefeitura
A Secretaria do Meio Ambiente informou que está fazendo um projeto para o Parque Rubem Cione, que prioriza a recuperação da quadra, a construção de passarelas, ciclovias e iluminação. No caso da Fazenda Baixadão, será feita uma intervenção para interromper o processo de degradação da estrutura.
Para o problema da erosão, a secretaria disse que uma equipe de engenharia será enviada ao parque para verificar a erosão às margens do córrego no local e resolver o problema.
“Olhar para um parque desse e valorizar. Vai evitar criminalidade, o lazer vai vir para as crianças, para as famílias. O dia a dia vai ser melhor para todo mundo”, afirma, com esperança, o vigia Carlos César Macedo.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.