Com coleta seletiva suspensa em Ribeirão Preto, SP, cooperativa reduz trabalho a 3 dias na semana


Serviço foi suspenso em fevereiro deste ano. Única licenciada na cidade, cooperativa Mãos Dadas conta com 31 colabores que viram a renda despencar. Coleta seletiva de lixo é suspensa em Ribeirão Preto, SP
A produção brasileira de lixo doméstico chega a 60 milhões de toneladas por ano, média de 1 kg por pessoa. Por isso, as cooperativas de reciclagem são fundamentais. Mas, em Ribeirão Preto (SP), a única empresa licenciada só trabalha três vezes por semana.
“Dependendo do volume, da quantidade de material, a gente tem que ficar um dia em casa, esperar juntar um grande volume para vir trabalhar. Isso tem sido muito difícil para nós”, conta a cooperada Damares da Silva Souza.
A queda no volume vem desde que a Prefeitura de Ribeirão Preto suspendeu a coleta seletiva em fevereiro deste ano. Os recicláveis vem apenas dos ecopontos que, segundo Damares, trazem uma quantidade menor de material.
Mulheres trabalham na cooperativa de reciclagem Mãos Dadas, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
A cooperativa Mãos Dadas começou a atuar em 2005 e conta com 31 colaboradores que, sem quantidade suficiente de materiais, não têm trabalho nem renda constantes.
Gislaine Moreira, que entrou na cooperativa há um ano, lembra que o rendimento costumava ser bem maior. “Diminuiu bastante. Está fazendo muita falta”, lamenta.
Sem renda, o sustento de muitas famílias fica comprometido. “Agora que caiu a coleta da prefeitura, a gente depende das doações do povo que vai levando no ecoponto. Senão a gente não tem como sobreviver”, diz Jaqueline Moreira.
Material de reciclagem na cooperativa Mãos Dadas, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
O Ministério do Meio Ambiente criou a Comissão Nacional de Incentivo à Reciclagem, que vai ser responsável pelas regras para a atividade no Brasil.
O deputado federal Delegado Palumbo (MDB) defende que os incentivos devem ser, inclusive, financeiros, e que deve haver ideias específicas para as cidades.
“A população precisa se conscientizar. Cada indivíduo produz, em média, 1 kg de lixo reciclável por dia. O Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo e recicla menos de 2% desse lixo”.
A Secretaria da Infraestrutura de Ribeirão Preto informou que os resíduos recicláveis estão sendo recebidos em todos os ecopontos e nos parques Curupira e Raya.
Ainda segundo a pasta, todo o material recolhido nestes locais é levado à cooperativa Mãos Dadas, sendo que nos últimos três meses foram 128 toneladas.
Mulheres trabalham na cooperativa Mãos Dadas, em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
P

Adicionar aos favoritos o Link permanente.