Aluguel sem imobiliária: riscos de alugar direto com o proprietário


Alugar um imóvel direto com o proprietário aumenta as chances de golpes, preços abusivos e irregularidades com a legislação
Crédito: Roca Imóveis
O aluguel direto com o proprietário, sem o intermédio de uma imobiliária, é uma alternativa que pode parecer atrativa, mas que esconde muitos riscos.
Seja na esperança de realizar a locação sem qualquer burocracia ou de encontrar valores mais baixos, as pessoas que optam por fechar negócio sem contar com a expertise de uma imobiliária podem se tornar reféns de golpes, preços abusivos, irregularidades com a legislação, dentre outras desvantagens.
Desrespeito à legislação
A locação realizada direto com o proprietário pode incorrer em erros comuns causados pelo desrespeito à legislação.
Isso pode acontecer em casos de contratos verbais que levam a uma maior dificuldade para comprovar os termos acordados entre as partes e até mesmo em contratos físicos que, embora documentem os fatos em papel, podem estar em desacordo com a Lei do Inquilinato.
O respeito à legislação, resguardado em negócios firmados através de imobiliárias, é importante porque garante transparência e clareza em relação aos direitos e deveres do inquilino e do proprietário, evitando problemas envolvendo reajuste do aluguel, vigência do contrato, definição de penalidades para rescisão contratual, dentre outros.
Aluguel mais caro
Na imobiliária, o locatário conta com a vantagem de se sentir seguro em relação aos valores do aluguel. Isso porque os corretores dominam o conhecimento necessário para realizar uma avaliação correta do valor do imóvel, considerando fatores como o preço do metro quadrado na região e a situação atual do mercado imobiliário.
No entanto, quando o procedimento de aluguel é firmado diretamente com o proprietário, o inquilino não usufrui dessas garantias, uma vez que a maioria dos donos de imóveis não têm conhecimento suficiente sobre o mercado imobiliário.
Além disso, é comum que o locador que disponibiliza o imóvel para aluguel por conta própria precifique a propriedade de maneira inadequada, visando exclusivamente o lucro, o que prejudica o inquilino, que acaba pagando um valor superior ao praticado no mercado.
Reajustes abusivos
Sem a intermediação de uma imobiliária, o reajuste do aluguel pode chegar a valores considerados abusivos, comprometendo assim o orçamento do inquilino.
Realizado anualmente, o reajuste é praticado de forma justa pelas imobiliárias, havendo inclusive a possibilidade de negociação entre as partes para que haja um consenso.
Quando definido diretamente pelo proprietário, o reajuste pode ser visto como uma oportunidade de inflacionar os valores, o que obriga o inquilino a arcar com custos abusivos ou a ter que procurar outro imóvel para morar.
Risco de golpe
A locação realizada diretamente com o proprietário é um prato cheio para anúncios com preços bastante atrativos que, no final, escondem golpes que visam lesar os interessados em alugar o imóvel.
Há casos, inclusive, em que todo o processo que antecede a mudança para o novo endereço aparenta ser seguro. Com isso, o interessado em locar o imóvel pode até fazer visitas e iniciar negociações que, após o pagamento de taxas de reserva ou caução, não se sustentam, sendo então revelado o golpe.
Com a participação de um imobiliária reconhecida no mercado, o inquilino se resguarda e não coloca seus recursos financeiros em negócios inseguros.
Poucas opções de imóveis
As imobiliárias contam com catálogos de imóveis que facilitam o processo de busca pela casa ou apartamento ideal. Sem essa estrutura, a procura por um imóvel para alugar se torna mais lenta e dificultosa.
Além disso, a adesão às imobiliárias por parte dos proprietários é cada vez maior, já que essas oferecem diversas vantagens não só aos locatários, mas também aos locadores. Isso faz com que a oferta de imóveis com que se pode fazer a negociação direto com o proprietário se torne menor, reduzindo assim as opções para os interessados.
Dificuldades na resolução de problemas
Resolver problemas que estejam afetando o imóvel e, por consequência, os moradores que alugam a propriedade, pode ser uma tarefa complicada quando a locação é realizada diretamente com o dono.
Isso porque o proprietário pode não dispor de tempo livre para atender às demandas ou até mesmo se negar a fazê-lo.
Quando o imóvel é locado através de uma imobiliária, esse tipo de problema não acontece, já que o inquilino passa a contar com uma estrutura sólida para auxiliá-lo.
Inconsistências com as garantias locatícias
As garantias locatícias resguardam o proprietário e o inquilino, solucionando problemas caso o locatário não consiga, por alguma razão, honrar com seus compromissos mensais.
Ao alugar direto com o proprietário, é comum que essas garantias não sejam colocadas em prática da forma correta. Um caso corriqueiro é a exigência de que o caução — como é denominado o pagamento adiantado dos aluguéis — seja entregue diretamente ao proprietário ou cobrado de forma a exceder o correspondente a três meses, situações vetadas pela Lei do Inquilinato.
A legislação prevê que os valores não podem exceder o equivalente a três aluguéis e estabelece que o caução seja depositado em caderneta de poupança autorizada pelo Poder Público e por ele regulamentada, “revertendo em benefício do locatário todas as vantagens dela decorrentes por ocasião do levantamento da soma respectiva”.
Roca: aluguel de imóveis com segurança e sem burocracia
A Roca entende as preocupações de quem busca um imóvel para alugar e, por isso, construiu uma estrutura própria capaz de oferecer opções seguras, mas sem a burocracia típica das outras imobiliárias.
A urgência do futuro inquilino para finalizar o processo de locação encontra na Roca o lugar ideal para ter seu perfil aprovado e as chaves em mãos em um prazo extremamente curto.
Queremos mostrar que para desfrutar das vantagens da locação através de uma imobiliária não é preciso abrir mão de vivenciar um processo tranquilo, simples e rápido.
Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe pelo WhatsApp!
Ribeirão Preto: (16) 99778-8583
São Carlos: (16) 99611-7890

Adicionar aos favoritos o Link permanente.