‘Nunca tinha visto algo parecido’, diz moradora que flagrou bola de luz no céu em Ribeirão Preto, SP


Fenômeno foi percebido em diferentes cidades da região e até no Sul de MG. Segundo especialista, brilho pode ser meteoro ou fragmentos de lixo espacial. Moradora de Ribeirão Preto registra meteoro na Zona Leste
A estudante Larissa Betini não esconde a alegria de ter registrado a passagem de uma bola de luz pelo céu em Ribeirão Preto (SP) na noite de segunda-feira (19). “Eu fiquei muito feliz porque eu nunca tinha visto algo parecido”, diz.
Larrisa e a família estavam no estacionamento de um shopping na zona Leste da cidade, por volta das 18h30, quando viram a luz. “Primeiro pensei que fosse uma estrela cadente, mas como demorou para passar, aí pensei que pudesse realmente ser um cometa ou um meteoro.”
A luz verde cruzou o céu de várias cidades da região e chamou a atenção de moradores. O fenômeno foi observado em Ribeirão Preto, Pradópolis (SP), Orlândia (SP) e São Simão (SP) e também em cidades da região de São Carlos (SP) e até do Sul de Minas Gerais.
Nas redes sociais, internautas comentaram ter visto as luzes de Pirangi (SP), Pontal (SP), Patrocínio Paulista (SP) e Franca (SP).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Bola de luz é vista no céu em Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
Em outro ponto de Ribeirão Preto, no bairro Ipiranga, zona Norte, estava o analista de licitação Guilherme dos Santos. Ele estava chegando em casa com a família quando viu a bola de luz.
“No início pensamos que era um avião, mas, de repente, formou uma cauda e parecia ter se partido em mais fragmentos, então percebi que era um meteoro”, relata.
Guilherme parece ser um sortudo. Ela afirma que já tinha observado este fenômeno outras vezes na zona rural, mas dessa vez foi um pouco diferente.
“Dessa vez o brilho foi mais intenso e duradouro. Fiquei feliz porque é difícil ver esse tipo de coisa na zona urbana”, comemora.
Morador registra passagem de Meteoro no bairro Ipiranga em Ribeirão Preto
Fenômeno
De acordo com o físico e professor da Universidade Federal São Carlos (UFSCar) Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, a primeira impressão é que um dos vídeos mostra a entrada de um meteoro na atmosfera terrestre.
“Ele vai se aquecendo e partindo em alguns pedaços. Vai aparecendo vários pontos brilhantes, ele foi se quebrando na entrada. Geralmente não é muito grande, pode ser uma coisa de alguns centímetros”, explica.
Outra possibilidade, segundo o professor, poderia ser lixo espacial, como fragmentos de satélite.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.