Avenida Nove de Julho em Ribeirão Preto passa por revitalização e obra deve ser concluída em junho de 2024


Via, que é uma das principais da cidade, vai receber investimentos de R$ 31 milhões. Última reforma foi há pelo menos 20 anos e cartão-postal passou a sofrer com abandono. Nove de Julho começa a ser restaurada a partir desta terça-feira (20) em Ribeirão Preto
As obras de revitalização da Avenida Nove de Julho começam na manhã desta quarta-feira (21) em Ribeirão Preto (SP). O serviço orçado em R$ 31 milhões será feito pela Construtora Metropolitana e deve ser concluído em junho de 2024.
Nesta terça-feira (20), a prefeitura começou a isolar a área da avenida que receberá a primeira das cinco etapas previstas para execução da reforma. De acordo com o secretário municipal de Obras, Pedro Pegoraro, o trabalho de reforma do pavimento começa pela Rua Marcondes Salgado até a Rua Garibaldi, em direção à Avenida Independência.
“Serão três etapas em direção à Avenida Independência. Quando terminarmos essas etapas, voltamos para a [rua] Marcondes em outras duas etapas em direção à Rua Tibiriçá. Serão de oito a nove semanas em cada etapa.”
Paralelamente ao pavimento, serão instaladas galerias de águas pluviais na Rua Marcondes Salgado e na Rua São José.
“Elas terão início pela Avenida Francisco Junqueira em direção à Avenida Nove de Julho. Essas galerias vão tirar toda a água da região central e do alto da cidade em direção ao Córrego Retiro Saudoso, minimizando as questões de alagamento que temos no Centro da cidade”, afirma o secretário.
Os canteiros com pedras portuguesas também serão reformados e as sibipirunas plantadas há mais de 70 anos serão preservadas.
Rua e canteiros esburacados ajudam a afugentar comerciantes e moradores da Avenida Nove de Julho em Ribeirão Preto, SP
Ronaldo Gomes/EPTV
Manutenção de paralelepípedos
A avenida virou patrimônio público em 2008, na gestão do prefeito Welson Gasparini (PSDB). Com isso, os paralelepípedos do leito por onde transitam os veículos foram tombados, devendo ser preservados.
O secretário de Obras afirma que eles serão retirados para a reforma do piso, que será reforçado para que os paralelepípedos possam ser recolocados, evitando o desnivelamento causado pela movimentação de veículos, principalmente ônibus.
“Nós vamos fazer a retirada de todo esse paralelepípedo. Vamos escavar a avenida por aproximadamente 50 centímetros, vamos compactar toda a base. Em cima dessa base compactada, vamos colocar 15 cm de BGS, que são pedras, também compactadas. Em cima de todas essas pedras, uma camada de 12 cm de cimento rolado, que vai dar a sustentação para a nova avenida em cima do concreto, o berço de areia e novamente os paralelepípedos. Certamente não teremos mais essas imperfeições que hoje encontramos na avenida.”
Avenida Nove de Julho em Ribeirão Preto, SP, enfrenta falta de manutenção, o que provoca desinteresse de comerciantes para a região
Ronaldo Gomes/EPTV
A última vez que a Avenida Nove de Julho passou por reforma foi há 20 anos. Hoje, a via que já foi cartão-postal da cidade pela vida noturna e pela operação de grandes empresas amarga o abandono.
Em 2022, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) informou que havia pelo menos 34 espaços fechados à espera de comprador ou locador, cenário da decadência.
Um pouco da história
A avenida foi projetada na década de 1920, na gestão do prefeito João Rodrigues Guião. Originalmente chamada Avenida Independência, foi rebatizada em 1934 por causa da Revolução Constitucionalista.
O trecho entre as ruas Barão do Amazonas e Cerqueira César foi o primeiro a receber os blocos de basalto, em 1949. Naquela época, foram plantadas 40 sibipirunas que ainda sobrevivem.
Por décadas, a via foi um dos principais corredores econômicos da cidade, com bancos nacionais e internacionais, lojas de diferentes segmentos, bares e restaurantes, além de endereço de famílias da elite.
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