Aos 105 anos, morre dona Philomena, que celebrou com cálice de licor vitória contra a Covid em Pontal, SP


Idosa estava internada com pneumonia e teve uma parada cardíaca. São-paulina, ela ficou conhecida ao provocar torcida palmeirense no aniversário de 100 anos e por vencer vírus da pandemia em 2020. Dona Philomena brinda em Ribeirão Preto, SP, após se curar da Covid-19 em 2020
Arquivo pessoal
A costureira aposentada Philomena Gertrudes Favaretto Vieira morreu, na terça-feira (20), aos 105 anos, em Pontal (SP). Ela estava internada desde o dia 12 de junho. “Até mesmo doente, nunca perdeu a força e a vontade e viver”, diz a filha Renata Favaretto Vieira.
Dona Philomena foi personagem principal de uma matéria exibida pela EPTV, afiliada da TV Globo, em 2020, quando venceu a Covid e brindou com licor aos 103 anos.
Torcedora apaixonada pelo São Paulo, ela também ganhou repercussão em 2017, ao provocar a torcida palmeirense no aniversário dela de 100 anos. “Nunca vi Palmeiras ser campeão mundial”, brincou.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Aos 103 anos, dona Philomena declara, mais uma vez, seu amor pelo São Paulo
Chico Escolano/EPTV
Há pouco mais de uma semana, dona Philomena foi internada com pneumonia e insuficiência cardíaca por conta da idade, segundo a filha.
No domingo (18), ela teve uma piora no quadro de saúde e precisou ser sedada. “Mas, no dia 20, ela teve uma parada cardíaca e não resistiu”, diz Renata.
Sempre muito ativa, a idosa gostava de festas. “Para ela, aniversário sem música ao vivo nem precisava fazer”, relembra a filha.
Em um vídeo feito na festa de 105 anos, em novembro de 2022, dona Philomena aparece dançando com familiares.
Velório com hino do São Paulo
A despedida de dona Philomena aconteceu na terça-feira (20). No momento do sepultamento, um amigo da família fez questão de tocar e cantar o hino do clube do coração da torcedora centenária.
“Eu gosto de todos os times, mas igual o São Paulo não existe. Para mim, é São Paulo e São Paulo, desde pequena”, dizia dona Philomena.
“Ela só deixou lembranças de uma guerreira alegre e que adorava a família e os amigos”, afirma a filha.
Dona Philomena deixa seis filhos, 12 netos e 15 bisnetos.
Dona Philomena na festa de dois anos do bisneto.
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.