Candidatos pedem de volta dinheiro de taxa de inscrição após cancelamento de concurso em Jardinópolis, SP


Mais de 5 mil pessoas participaram de processo seletivo. Prova foi suspensa após denúncias e erros no gabarito. Concurso público é anulado em Jardinópolis, SP, e candidatos pedem dinheiro da inscrição
Quatro meses após o cancelamento do concurso público da Prefeitura de Jardinópolis (SP), candidatos ainda esperam por respostas e querem reaver, pelo menos, o dinheiro da inscrição. Mais de 5 mil pessoas participaram do processo seletivo.
As provas foram suspensas após denúncias de fraude, como acesso de candidatos a celulares dentro da sala e falta de fiscais, e também erros nos gabaritos.
Candidatos guardaram comprovante de pagamento e pedem estorno de dinheiro após cancelamento de concurso em Jardinópolis, SP
Valdinei Malaguti/EPTV
“Me sinto lesada. Essa é a palavra”, diz a dona de casa Lívia Maria dos Santos.
Ela conta que se preparou para a prova que prestou para o cargo de agente de saúde e não viu problemas na sala onde fez o teste, mas acredita que foi exceção.
“Na minha sala foi tudo certo, saquinho para colocar o celular lacrado, tudo. Só que aí, houve sim, infelizmente, outras salas que não teve fiscal, pessoas consultando celular”.
A dona de casa Lívia Maria dos Santos espera respostas da Prefeitura de Jardinópolis, SP, após cancelamento de concurso
Valdinei Malaguti/EPTV
O concurso era uma chance de uma vida mais estável para a assistente comercial Jaqueline de Araújo Trindade.
“Eu estava desempregada, só meu marido em casa com um salário que não era tão bom, então nós fizemos o concurso para ter essa estabilidade financeira e ficar mais dentro da cidade mesmo”.
Ela e o marido fizeram a inscrição, pagaram as taxas, fizeram a prova em fevereiro e agora esperam uma solução para o problema.
“Teve escola que não teve fiscalização e teve também pessoas mexendo no celular dentro no dia da prova”.
A assistente comercial Jaqueline de Araújo Trindade reclama de falta de informações sobre concurso cancelado em Jardinópolis, SP
Valdinei Malaguti/EPTV
Gabarito também causou dúvidas
Além dos problemas de falta de fiscalização e consulta ao celular, o gabarito da prova também deixou candidatos confusos.
Jaqueline conta que algumas respostas certas foram dadas como erradas e vice-versa.
“A gente confirmou que estavam certas e as certas estavam erradas, então nós contestamos algumas perguntas”.
Gabarito das provas gerou dúvidas entre candidatos e concurso foi suspenso em Jardinópolis, SP
Valdinei Malaguti/EPTV
Com base nas denúncias de irregularidades na aplicação da prova e no gabarito e também por causa de problemas na apresentação de documentos por parte da empresa responsável, a comissão do concurso público decidiu pelo cancelamento.
Em um decreto oficial à época, a prefeitura pediu a nulidade da prova e abertura de sindicância para investigar as ocorrências relatadas pela comissão, mas até agora, os candidatos estão sem resposta.
A Apta Concursos, empresa responsável pelo concurso, informou à EPTV, afiliada da TV Globo, que foi surpreendida com o cancelamento e disse que ainda não foi procurada para falar sobre as reclamações dos candidatos e nem foi notificada de forma oficial.
A Prefeitura de Jardinópolis também foi procurada pela reportagem, mas disse que vai devolver o valor das inscrições após decisão judicial.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.