Em vídeo compartilhado nas redes sociais, criminosos comemoram roubos praticados em Ribeirão Preto, SP


Suspeitos ‘vibram’ por terem feito quatro assaltos em um só dia e zombam da polícia. Um deles foi preso. Ladrões usam redes sociais para divulgar assaltos que fazem em Ribeirão Preto, SP
Dois vídeos que circulam nas redes sociais mostram criminosos comemorando, pelo menos, quatro assaltos que tinha acabado de fazer em Ribeirão Preto (SP) e caçoando do trabalho da polícia. Um dos suspeitos, que aparece dirigindo um carro roubado, foi identificado e preso no domingo (2).
O conteúdo foi compartilhado pelos próprios suspeitos nas contas deles. No primeiro vídeo, eles exibem armas de fogo e anunciam que vão praticar quatro assaltos na cidade.
No canto superior da tela, eles zombam de policiais com a frase “desde cedo subindo o Águia”, uma referência ao helicóptero da Polícia Militar. (veja abaixo)
Em vídeo, criminosos mostram arma e debocham após cometerem assaltos em Ribeirão Preto, SP
Já no segundo vídeo, o grupo aparece comemorando ter roubado três carros durante o dia.
As postagens foram feitas por uma conta em nome de Lucas Santos, que segundo a polícia, também faz parte do grupo.
Criminosos comemoram roubos em Ribeirão Preto, SP, e zombam da polícia em vídeos postados nas redes sociais
Reprodução/Redes sociais
Para o capitão da Polícia Militar, Edgar Moreira, o grupo tentou se vangloriar dos crimes nas redes sociais.
“Se essa foi a intenção, teve um sentido oposto porque o próprio vídeo foi usado para que eles fossem identificados”, diz.
Suspeito foi identificado e preso
Um dos suspeitos é Gustavo Câmera Bonfim, de 19 anos, que foi identificado e preso no domingo (2), na Vila Virgínia, em Ribeirão.
Ele é quem aparece dirigindo o carro. (veja vídeo abaixo)
Em vídeo, criminosos debocham após cometerem assaltos em Ribeirão Preto, SP
Além dos roubos, ele também vai responder por receptação.
Segundo Moreira, Bonfim tentou fugir ao ser abordado pela polícia e também tentou resistir à prisão.
“Durante a abordagem e prisão, ele resistiu, passou a desacatar os policiais militares e, por esse motivo, foi preso em flagrante por desobediência, resistência e desacato”.
Criminosos comemoram roubos em Ribeirão Preto, SP, e zombam da polícia em vídeos postados nas redes sociais
Reprodução/Redes sociais
Flagrados por câmeras
Além dos vídeos postados nas redes sociais terem servido para identificar Gustavo Bonfim, o capitão da PM diz que os criminosos foram flagrados também por câmeras de segurança.
A partir das denúncias das vítimas e das imagens que a polícia teve acesso, foi possível encontrar os carros abandonados pelos criminosos.
Ainda segundo, quando o número da placa de um veículo furtado ou roubado é informado, todas as câmeras vinculadas ao sistema de segurança da PM passam a monitorar o automóvel.
“Por meio dessa triangulação dos locais por onde os veículos passaram, foi possível restringir o cerco. E essa informação foi essencial para identificar o indivíduo, bem como o local onde os veículos estavam”.
Câmeras registraram primeira tentativa de roubo de grupo de criminosos de Ribeirão Preto, SP, que postou video nas redes sociais
Reprodução/EPTV
Dia de crimes
Segundo a PM, os crimes foram praticados pelo grupo no dia 28 de junho. O primeiro roubo foi no Residencial Flórida, na Zona Sul de Ribeirão Preto.
As imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que os criminosos fecham o carro de uma mulher e tentam assaltá-la.
O motorista suspeito chega a atingir um veículo que estava estacionado. Dois dos homens descem e tentam roubar o carro da vítima, mas ela grita por socorro. A dupla se assusta e foge.
Em seguida, o grupo andou alguns quarteirões à procura de uma nova vítima. Eles conseguiram roubar um carro, que foi abandonado em uma rua do Jardim Aeroporto.
Lá, eles pediram uma corrida por aplicativo para a Vila Virgínia. Próximo à Avenida Pio XII, anunciaram o assalto e roubaram o motorista.
Com o carro roubado, os suspeitos foram até a região do Jardim Paiva. No bairro Orestes Lopes de Camargo, assaltaram uma motorista que passava pela Avenida Rene Oliva Strang e levaram o veículo dela.
Após os crimes, eles postaram um vídeo comemorando os três carros roubados.
Fachada da Divisão Especializada de Investigações Criminais de Ribeirão Preto
Reprodução/EPTV
Sensação de impunidade
Delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão Preto, Targino Osório destaca que a audácia dos criminosos vem de uma falsa sensação de impunidade.
“É um falso entendimento de que não vão ser punidos, o que é irreal. Eles vão acabar sendo punidos, sim, porque tem a polícia, tem a Justiça e eles vão acabar caindo nas garras da Justiça”.
Três vítimas de roubos praticados pelo grupo já foram ouvidas e o delegado afirma que a Polícia Civil está trabalhando para identificar os outros integrantes da quadrilha que aparecem nas imagens.
Segundo Osório, a publicação dos vídeos pode trazer consequências para os suspeitos.
“Pode agravar [a pena] porque eles estão desprestigiando totalmente a Justiça. Achando que tudo é por conta deles mesmo, eles quem mandam, e não é assim”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.