Câmara de Ribeirão Preto, SP, aprova processo de cassação contra o vereador Ramon Faustino (Psol)


O parlamentar é acusado de suposto caso de nepotismo e quebra de decoro parlamentar. O legislativo tem 90 dias para investigar as acusações. Ramon Faustino, vereador do PSOL em Ribeirão Preto, SP
Divulgação/Câmara Municipal de Ribeirão Preto
Os vereadores de Ribeirão Preto (SP) aprovaram nesta terça-feira (4) a abertura do processo de cassação do vereador Ramon Faustino (Psol) por suposto caso de nepotismo e quebra de decoro parlamentar. O processo foi aberto por 10 votos a favor e 3 contra.
A comissão constituída será presidida pelo vereador Isaac Antunes (PL), Alessandro Maraca (MDB) será o relator e Sérgio Zerbinato (PSB).
O vereador Ramon Faustino se posicionou em relação ao fato em uma nota em que nega as acusações.
“Me acusam de ter feito uma nomeação irregular, acusação de nepotismo. Eu não nomeei ninguém da minha família para minha assessoria e não tive esposa ou cônjuge nomeado em assessoria parlamentar, logo, não procede a acusação, é mais uma calúnia, mentira, fake news”, informa.
Ele alega ainda que mais uma vez está sendo atacado na Câmara Municipal.
“Eu, homem negro, sofro mais um ataque, violência política e racismo na Câmara de Vereadores de Ribeirão Preto”, declara.
Ramon Faustino, do PSOL, nega as acusações do processo de cassação
EPTV/Reprodução
O pedido de cassação foi protocolado por um morador de Ribeirão Preto que alega que o parlamentar teria nomeado a ex-namorada, em 2021, para trabalhar como assessora parlamentar em seu gabinete, o que ele considera prática de nepotismo.
Em 2022 a ex-companheira do vereador acusou o parlamentar de suposto assédio moral e fraude documental. Uma comissão processante chegou a investigar o caso, mas a 2ª vara da Fazenda Pública de Ribeirão Preto considerou a tramitação do processo no legislativo como irregular.
O vereador sempre negou as acusações por alegar que são falsas e por conta de disputas internas do Psol.
O legislativo tem um prazo de 90 dias para investigar as acusações feitas no processo de cassação.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.