Infosiga: 3 pessoas são atendidas por dia em Ribeirão Preto por causa de acidentes de trânsito


Por semana registradas em média duas mortes, quase sempre de motociclistas. A maioria dos acidentes é causada pela imprudência dos motoristas. Três pessoas são atendidas por dia em Ribeirão por causa de acidentes de trânsito
Uma pesquisa feita pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga) mostra que, por dia, três pessoas precisam de atendimento médico em Ribeirão Preto (SP) por causa de acidentes de trânsito.
De janeiro a maio, foram 437 acidentes, 39 deles com vítimas que fatais. A imprudência dos motoristas é um dos maiores motivos para as ocorrências na cidade.
Até agora, o trânsito de Ribeirão já vitimou 16 motociclistas, dez motoristas, oito pedestres, um ciclista e dois motoristas de caminhão. Ainda estão pendentes dois casos que a polícia investiga os motivos.
Outro número que impressiona em Ribeirão é o de acidentes sem vítimas. De janeiro a maio foram 1.979, uma média de 13 ocorrências por dia.

Mortes poderiam ser evitadas
Para Rodrigo Paschoalotto Geraldo, dono de autoescola, muitas dessas mortes poderiam ser evitadas se as pessoas respeitassem os sinais de trânsito.
“Parece uma redundância você falar ‘tem que parar no pare’. Não é simplesmente uma lei de trânsito que se desobedece, é a vida das pessoas que estão sendo perdidas nos cruzamentos de cada cidade”.
De acordo com a psicóloga Carolline Rangel, o individualismo tem mudado o comportamento dos motoristas.
“Vivemos em um mundo muito centrado no ‘eu’. E isso é uma lógica que não combina com a lógica do coletivo. A cidade, o trânsito, é uma lógica coletiva, então, que você possa não colocar o outro em risco e nem a si próprio”.
Cruzamento perigoso
A imprudência de motoristas se multiplica por todas as regiões da cidade e vem causando muitas mortes.
Em maio, no cruzamento das ruas Amadeu Amaral com Américo Brasiliense, na Vila Seixas, Ana Cristina Santana Lourenço, de 23 anos, estava indo para o trabalho na garupa de uma moto quando uma motorista não respeitou a sinalização e avançou o ‘pare’.
O motociclista teve ferimento leves, mas Ana Cristina, que estava grávida, morreu duas semanas depois.
Ana Cristina Santana Lourenço, de 23 anos, morreu após acidente de trânsito em Ribeirão Preto, SP
Arquivo pessoal
No mesmo local, outros dois acidentes foram registrados nos dia 5 e 6 de julho. Por sorte, em nenhum dos casos houve feridos.
Para Paschoalotto, é mais fácil uma pessoa morrer no trânsito do que praticando um esporte radical.
“Porque você não respeitando a sinalização de trânsito, então você vai morrer ou matar alguém. Se é isso que você quer, muito bem, se não é, pelo amor de Deus, vamos respeitar as leis de trânsito”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.