ETs chamam atenção em Ribeirão Preto, SP, e viram febre nas redes sociais


Bonecos são feitos de forma artesanal, com fibra de vidro e resina. O artista Israel Quirino Soares revela que inspiração vem do mais famoso alienígena brasileiro: o ET de Varginha (MG). Artesão produz bonecos de ETs que viraram febre em Ribeirão Preto
Uma turma de outro planeta tem chamado a atenção de quem passa pelas principais avenidas da zona Sul de Ribeirão Preto (SP). São ETs, produzidos um a um pelas mãos do artesão Israel Quirino Soares, de 65 anos, e um amigo dele. Os dois vivem em Brasília, mas chegaram em solos paulistas para vender os bonecos e têm feito sucesso por aqui.
Segundo Soares, a próxima parada é a Festa do Peão de Barretos (SP), que começa em agosto.
De longe, os bonecos chamam a atenção. Quando o artesão ‘pousa’ a caminhonete em qualquer ponto da cidade, é praticamente impossível ficar alheio aos homenzinhos verdes.
Et’s fazem sucesso por onde passam
Reprodução/EPTV
Quem passa pelo local sempre para e tira, pelo menos, uma foto com os seres de outo mundo.
Professora de anatomia, Simone Regalo não resistiu ao charme dos bichinhos e comprou um ET de presente para a mãe. “Como sou a filha preferida dela, ela vai ter que deixar na sala, claro”, diz aos risos.
O barbeiro Roger Bogodini conta que já enviou e recebeu várias fotos dos ETs da zona sul e afirma que viraram febre nas redes sociais.
“Caiu no gosto do povo e a galera gosta de ver. Eu estive lá para conhecer o vendedor desses ETs. Em 40 minutos, ele vendeu uns oito. Virou realmente uma febre em Ribeirão”.
ET de Varginha como inspiração
Antes vendedor de alho, Soares se tornou artesão há dez anos. Ele conta que começou fazendo cavalinhos de balanço e depois descobriu a história do ET de Varginha (MG), seu ‘muso inspirador’.
“Comprava os bonecos de uma pessoa em Brasília, mas decidi aprender a fazer e não parei mais”.
Israel Quirino Soares é artesão e faz bonecos de ET para vende nas ruas de Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
O artesão explica que os bonecos são fabricados em dois tamanhos: os pequenos são feitos em resina, ferro, arame e massa. Já os maiores são produzidos em fibra de vidro.
Ele não revela os segredos da produção, mas garante: os materiais são mesmo da Terra.
“Tem que moldar ele todinho e montar as peças. Ele não é feito inteiro não, ele é feito peça por peça. Tudo material desse planeta mesmo”, brinca.
A produção é longa. Segundo Soares, demora um mês para fazer 150 bonecos, que se apresentam em diferentes versões: vestidos, não vestidos, com orelhas e sem orelhas. O valor dos bonecos fica entre R$ 200 e R$ 600.
Bonecos de ET são produzidos artesanalmente
Reprodução/EPTV
O artesão não tem venda online, mas é possível fazer o pedido por telefone.
Quem quiser um ET, também pode ir até onde Soares está. Além do estado de São Paulo, ele também faz vendas no Paraná, em Santa Catarina, no Distrito Federal e no Goiás.
Mas para Varginha mesmo, ele nunca foi. Soares confessa, no entanto, que conhece toda a história do ET e o destino já faz parte de seus planos.
Bonecos de ETs fazem sucesso nas redes sociais
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.