Novo sistema eletrônico de multas em Ribeirão Preto, SP, vai dar 40% de desconto se motorista autuado não recorrer


Ferramenta entra em vigor em setembro. Infrações registradas até o fim de agosto seguem com 20% de redução no pagamento até o vencimento. Motorista que não recorrer da multa em Ribeirão Preto terá desconto de 40% no pagamento
A RP Mobi, antiga Transerp, aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica do governo federal e, a partir de setembro, motoristas autuados em Ribeirão Preto (SP) poderão conseguir 40% de desconto no valor da multa pagando na data do vencimento, desde que não recorram da infração.
O sistema ainda nem entrou em vigor, mas parece não estar agradando. A jornalista Blanche Amancio , por exemplo, foi multada em maio deste ano, depois de estacionar na zona azul e não seguir as regras do estacionamento rotativo. Mas ela sabe que cometeu infração.
“Fiquei um tempo a mais na área azul e o erro era meu, então eu tenho que pagar. Mas se eu tiver certa, eu recorro, independentemente do desconto. É um exercício de cidadania. Se eu estiver correta, eu tenho que recorrer”.
Novo sistema eletrônico em Ribeirão Preto (SP) vai dar 40% de desconto quando motorista infrator não recorrer
Sérgio Oliveira/EPTV
Advogado especialista em trânsito, Hugo Moura diz que o motorista só deve aceitar o desconto se tiver certeza da infração.
“Se ele tem a convicção que não cometeu a infração, não deve abdicar dos recursos, porque pode anular a penalidade e deixar de pagar integralmente e não ter a pontuação. Entretanto, se o condutor tem a convicção que cometeu a infração, talvez seja vantajoso aderir ao SNE e obter esse desconto de 40%”
Atualmente, condutores autuados podem recorrer se não concordarem ou pagam a multa até a data do vencimento com desconto de 20%.
Com o novo sistema, quem assumir que cometeu a infração terá desconto de 40% e perde o direito de recorrer.
Para ter acesso ao desconto, donos de carros, caminhões, caminhonetes e motos ainda vão abrir mão da multa impressa e tudo vai ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.
A partir daí, as multas se tornam 100% eletrônicas.
Com aplicativo Carteira Digital de Trânsito, multas se tornam 100% eletrônicas
Reprodução/EPTV
“A gente espera que a adesão seja alta. Com isso, os custos de envio diminuem, dando benefício para o usuário que for infrator possibilitando pagar com até 40% de desconto, desde que ele reconheça a autuação e abra mão de qualquer defesa ou recurso”, diz Marcelo Galli, superintendente da RP Mobi.
Ele explica que Ribeirão Preto já fez uma parceria para implantar o novo método de cobrança de multas, mas a mudança só passa a valer a partir de setembro.
Até o fim de agosto, as infrações registradas seguem o padrão antigo, com limite máximo de 20% de desconto.
Marcelo Galli, superintendente da RP Mobi
Sérgio Oliveira/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.