Foram criadas 3.714 vagas de emprego nos seis primeiros meses do ano. Junho representa retomada da economia após maio fechar em queda. Ribeirão Preto, SP, fecha primeiro semestre com saldo positivo de vagas de emprego
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego mostram uma retomada na economia em junho em Ribeirão Preto (SP), após um mês com fechamento de vagas na cidade.
O saldo do primeiro semestre é de 3.714 novos postos de trabalho, 341 deles criados em junho. Até o momento, o melhor mês para a economia em Ribeirão Preto foi fevereiro, quando foram criadas 1.498 oportunidades.
Janeiro e maio foram os únicos meses com saldo negativo, quando, respectivamente, 379 e 85 postos de trabalho foram fechados.
Veja dados de contratação mês a mês:
Janeiro: – 379
Fevereiro: + 1.498
Março: + 1.072
Abril: + 1.267
Maio: – 85
Junho: + 341
Saldo do primeiro semestre: + 3.714
Loja em Ribeirão Preto, SP: retomada do setor de comércio pode vir no segundo semestre
Reprodução/EPTV
Setor de serviços é o que mais contratou
No primeiro semestre, o setor de serviços foi o que mais contratou em Ribeirão Preto, uma característica da cidade. Foram 3.318 novos postos de trabalho. O comércio teve queda nas contratações e fechou com saldo negativo em 374.
Serviços: + 3.318
Indústria: + 485
Construção civil: + 194
Agropecuária: + 91
Comércio: – 374
Construção civil foi um dos setores que mais contratou em Ribeirão Preto, SP
Marcelo Moraes/EPTV
Professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Edgard Monforte Merlo explica que a falta de contratações no comércio vem de uma tendência que começou na pandemia, quando as pessoas passaram a comprar mais pela internet.
“A gente teve algumas mudanças de hábito e as pessoas começaram a comprar muito online e, nesse sentido, a retomada do comércio físico, de loja, vai ser um pouco mais demorada e vai depender muito dessas lojas estarem gerando atrativos para as pessoas irem fisicamente”.
Ele ainda avalia os números do semestre como uma retomada gradual e projeto melhora na economia para os próximos seis meses do ano.
“Estamos com uma retomada bem gradual, se você olhar no saldo geral, é positivo. Agora, nem todos os setores vão conseguir se recuperar da mesma forma. A construção civil está se recuperando, serviços está se recuperando. Tivemos uma certa deflação em junho e também vimos que o Brasil deu uma melhora nas suas notas. O segundo semestre, geralmente, é um período melhor, porque tem o 13º [salário], então essa retomada deve continuar”.
Edgard Monforte Merlo, professor de economia da USP em Ribeirão Preto (SP)
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região
Ribeirão Preto, SP, fecha semestre com saldo positivo de postos de trabalho, diz Caged
Adicionar aos favoritos o Link permanente.