Número de multas aplicadas no trânsito cresce 21% no primeiro semestre em Ribeirão Preto, SP


De janeiro a junho de 2023, foram 77.276 autuações ante 63.471 aplicadas no mesmo período no ano passado. Cresce número de multas de trânsito aplicadas em Ribeirão Preto, SP
O número de multas no trânsito de Ribeirão Preto (SP) cresceu 21,75% de janeiro a junho em relação ao mesmo período do ano passado. O excesso de velocidade e o desrespeito à Área Azul lideram a lista de autuações.
No primeiro semestre deste ano, foram 77.276 multas aplicadas em Ribeirão Preto. Neste mesmo período no ano passado, foram 63.471.
As vias onde mais multas foram aplicadas são a Avenida Marechal Costa e Silva, onde 10.539 motoristas foram multados, e a Tomaz Alberto Otta, com 7.112 multas.
Para o engenheiro de tráfego Anderson Manzoli, isso demonstra que o desrespeito no trânsito cresceu.
“A maioria das multas tem mais a ver com o comportamento humano. Então, quando a gente fala que houve um aumento no número de multas é porque, provavelmente, houve um aumento de desrespeito à legislação”, diz.
Esse comportamento humano equivocado pode ser exemplificado, inclusive, pela principal infração que lidera a lista de multas aplicadas este ano: quase 150 motoristas foram multados diariamente por dirigir acima do limite de velocidade na cidade, resultando em 27.337 autuações por este motivo neste semestre.
“Às vezes ele sai atrasado e fala ‘vou compensar isso na no caminho’. Mas isso é muito perigoso, porque quando você excede o limite de velocidade, está colocando em risco a vida de todas as pessoas ali em volta”, ressalta Manzoli.
De janeiro a junho deste ano, Ribeirão Preto aplicou mais de 77 mil multas no trânsito
Sérgio Oliveira/EPTV
Multas mais comuns
Não seguir as regras da Área Azul ocupa o segundo lugar das multas mais comuns. Foram mais de 14.048 mil autuações aplicadas por este motivo.
Hoje, na cidade, existem 1.195 vagas para estacionamento rotativo, e por isso, a Maria Eugênia não perde tempo na hora de garantir o bilhete e evitar uma autuação.
“Ainda mais que agora está mais fácil pra comprar”.
Usar o celular no trânsito rendeu 8.444 motoristas autuados pela inflação, sendo o 3º motivo mais recorrente para aplicação de multas.
Em seguida, estão aquelas por estacionar em local proibido: foram 4.038 autuações neste sentido.
Por fim, no 5º lugar da lista, estão os 3.891 motoristas que foram multados por ultrapassar o sinal vermelho.
“É responsabilidade do motorista ao sentar ao volante tomar a responsabilidade e as atitudes éticas de fazer o seu deslocamento ser o mais seguro possível para todos os usuários da via”, afirma Manzoli.
O especialista explica que, no dia a dia, o trânsito poderia melhorar bastante com o transporte público de mais qualidade.
“Imagine se tivéssemos um bom sistema de transporte público, provavelmente não teríamos esse congestionamento que, muitas vezes, gera ansiedade no motorista de querer depois acelerar o veículo”.
Para a manicure Jaqueline Alves de Oliveira, um trânsito mais respeitoso seria fundamental.
“É complicado porque, às vezes, você vai atravessar na faixa e eles não respeitam. Vem e quase te atropela”.
A partir de setembro, motoristas multados em Ribeirão Preto terão 40% de desconto no valor da infração se não recorrerem e fizerem o pagamento na data de vencimento. A RP Mobi, antiga Transerp, aderiu ao sistema de notificação eletrônica do governo federal.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.