Piscinas públicas fechadas em Franca, SP, são alvo de reclamação de moradores


Espaços estão fechados há anos e na Vila Santa Terezinha, área sofre com vandalismo, ladrões e ação do tempo. Prefeitura diz que trabalha na reabertura para reativar centros de esporte. Moradores de Franca, SP, reclamam de piscinas públicas abandonadas
O mau estado de conservação de piscinas do Complexo Poliesportivo Amaury Destro e do Centro Esportivo José Ribeiro de Paula em Franca (SP) é motivo de reclamação de moradores.
No bairro Vila Santa Terezinha, o centro esportivo já foi palco de diversas atividades para crianças e jovens, mas está abandonado há anos e sofre com a ação do tempo. Apesar de correntes, cercas e cadeados, o espaço também é alvo de vândalos e ladrões. As janelas estão quebradas e a fiação do quadro de energia foi levada.
Mães de alunos que frequentavam as aulas lamentam a situação.
“É triste, porque fica abandonado. Minhas duas meninas já fizeram aula de natação aqui. Se fizessem um centro comunitário aqui, seria tão bom. Seria muito bom fazer várias atividades, convidar a população para participar. Isso seria ótimo”, diz a dona de casa Alice Alves da Silveira.
Segundo os moradores, a falta de manutenção e de investimentos adequados são problemas antigos no espaço há anos.
Centro Esportivo da Vila Santa Terezinha abandonado e alvo de vandalismo em Franca, SP
Lindomar Cailton/EPTV
No local, eram oferecidas aulas de judô, ginástica artística, natação, atletismo e futebol. Agora, o que deveria promover a saúde, o bem-estar e a integração social só traz insegurança.
Em janeiro deste ano, a Prefeitura de Franca anunciou a abertura de uma licitação para reforma da piscina do Centro Esportivo. A obra avaliada em R$ 560 mil deveria durar 120 dias após a assinatura do contrato com a empresa vencedora. Mas, até o momento, não houve mudança.
“Eu nunca vi eles dando aula. Se estivesse funcionando, muita gente ia estar ali brincando, meus amigos, e eu ia também para participar”, diz o estudante Anderson Oliveira Cardoso Filho, de 11 anos, que mora próximo ao local.
Piscina desativada no Centro Esportivo da Vila Santa Terezinha em Franca, SP
Lindomar Cailton/EPTV
Equipamento quebrado
No Complexo Poliesportivo, a piscina está desativada desde o segundo semestre de 2018. O problema, segundo a prefeitura, está em uma caldeira responsável pelo aquecimento da água e que está danificada.
Os moradores esperam poder voltar a usar o espaço para lazer e esporte. “Eu frequentei aqui e frequento a área com os meus filhos, mas é uma pena ainda não estar funcionando. Como eu gosto de nadar e é um esporte que eu pratico já faz um tempo, eu acabei pagando uma escola particular pra continuar essa atividade física”, diz o vendedor Gustavo Naldi Bernardes.
Atualmente, o local passa por obras de revitalização e reforço da segurança nos banheiros e no entorno da piscina.
Piscina do Complexo Poliesportivo de Franca, SP, está fechada desde 2018
Lindomar Cailton/EPTV
O que diz a prefeitura
Sobre a piscina do Complexo Poliesportivo, a Prefeitura de Franca disse que obras de adequação e acessibilidade estão em andamento e que depois será feito o aquecimento com energia solar.
Com relação ao centro esportivo do bairro Vila Santa Terezinha, a prefeitura informou que já publicou edital para contratação da empresa para as obras necessárias.
O prazo para recebimento de propostas vai até o dia 22 de agosto.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.