Número de multas aplicadas a motociclistas cresce 24% no primeiro semestre em Ribeirão Preto, SP


De janeiro a junho de 2023, foram 8.176 autuações ante 6.589 no mesmo período no ano passado. Aumenta número de multas a motociclistas em Ribeirão Preto, SP
O número de multas de trânsito aplicadas a motociclistas em Ribeirão Preto (SP) aumentou 24% de janeiro a junho deste ano em comparação ao mesmo período de 2022.
Neste ano, foram 8.176 infrações praticadas por quem anda de moto ante 6.589 registradas no ano passado. As principais autuações são:
dirigir acima do limite de velocidade
estacionar em local irregular
dirigir usando o celular
estacionar em local ou horário proibido especificamente pela sinalização
avançar o sinal vermelho
Os principais locais onde as multas foram aplicadas são as avenidas Marechal Costa e Silva, Thomaz Alberto Whately, Luiz Eduardo Toledo Prado, Presidente Vargas e Costábile Romano.
Renata Michelle Franco Peres é recepcionista em uma empresa de entregas feitas por motos.
Lá, eles tentam unir a agilidade com a segurança: o tempo mínimo de espera, caso o entregador já esteja na base, é de 40 minutos. Se ele não estiver, o pedido pode levar até 1h30.
Mesmo assim, ela nota esse aumento no dia a dia, já que é a responsável por separar as multas e entregar aos infratores, que sempre são orientados a tomar mais cuidado.
“Serviço, arrumamos outro. Empresa, pode esperar um pouco mais. Mas e a vida? Se for um acidente que depois é reversível, beleza, mas e se for um acidente que leva a óbito? Temos pais de famílias aqui, então, a vida em primeiro lugar”.
Número de multas aplicadas a motociclistas cresce 24% no primeiro semestre de 2023 em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Pressa não compensa
Advogado especialista em trânsito, Rodrigo Pasqualotto Geraldo destaca a importância de o motociclista ser abordado pela autoridade de trânsito logo após a infração, conforme o Código Brasileiro de Trânsito.
“Sempre que possível, tem que se parar o condutor para poder informar a ele o que ele está fazendo de errado. E com essa informação, ele vai evitar inúmeros acidentes”.
Ele lembra que, antes de tudo, o objetivo da multa é educar.
“O enfoque do pagamento da multa não é só a arrecadação, é tentar fazer com que essa pessoa mude seus hábitos ao dirigir”, diz.
Pasqualotto ressalta que motociclistas são, especialmente, vulneráveis a acidentes de trânsito que podem resultar até mesmo em morte.
“Dois minutos a mais ou a menos vai mudar o que na sua vida se você estiver morto?”.
O entregador Vinícius Santos sabe bem disso e afirma que pilota com consciência. Para ele, não faz sentido ter pressa.
“Acho que não compensa, porque você está arriscando sua vida, de quem está com você e de outras pessoas”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.