Tempo em Ribeirão Preto: ‘veranico’ mantém semana de inverno com temperaturas elevadas; entenda


No domingo (6), termômetro registrou mais de 32ºC. Umidade do ar e índice de radiação ultravioleta estão em nível de atenção. Veja a previsão do tempo nesta segunda-feira (7) em Ribeirão Preto e região
O domingo (6) registrou a maior temperatura do inverno até o momento em Ribeirão Preto (SP), com 32,9°C.
☀Os meteorologistas consideram que registro é típico do veranico, período muito seco e temperaturas altas no meio do inverno. Com essas duas condições, não há previsão de chuva nos próximos dias e cuidados como hidratação e proteção, devem ser redobrados.
Nesta segunda-feira (7), a chance é de que o termômetro volte a atingir temperaturas altas, marcando um novo recorde de calor durante o inverno em Ribeirão Preto.
🌡Veja a previsão das temperaturas nas cidades da região:
Ribeirão Preto: de 16°C a 34°C
Igarapava: de 22°C a 37°C
Aramina: de 22°C a 36°C
Cravinhos: de 14°C a 32°C
Restinga: de 19°C a 34°C
Franca: de 19°C a 33°C
Barretos: de 19°C a 35°C
Batatais: 21°C a 33°C
Sertãozinho: 14°C a 34°C
Bebedouro: 14°C a 34°C
Por que as temperaturas estão subindo?
A alta nas temperaturas pode ser explicada pelo sistema pré-frontal, isto é, com a chegada de uma frente fria, o calor tende a aumentar antes de diminuir.
Ribeirão Preto, SP, registra 32,9°C durante inverno no domingo (6)
Reprodução/EPTV
Por que não há chance de chuva?
Apesar de ter a previsão da passagem de uma frente fria na terça-feira (7), ela deve passar apenas na costa do estado de São Paulo, não trazendo chances de chuva.
No entanto, sua passagem pode causar uma pequena queda nas temperaturas máximas na região ao longo da semana.
Umidade do ar em estado de atenção
🚩A umidade do ar no domingo (6) chegou a 21%, quase entrando em estado de alerta. Nos próximos dias, as condições indicam uma queda maior na porcentagem.
Por isso, os cuidados devem ser redobrados na hidratação. Tanto beber água quanto tentar umidificar o ar do ambiente são importantes para amenizar os malefícios da baixa umidade. Além disso, vale lembrar que nas horas mais quentes do dia é quando a umidade do ar atinge sua porcentagem mínima.
Precisa de proteção solar?
Com o índice de radiação ultravioleta alto em todo o estado de São Paulo é necessário se cuidar com o uso de protetor solar e blusas com mangas longas, que irão proteger mais a pele dos raios solares.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.