Às quartas-feiras temos folga: veja os resultados de menos dias de trabalho em empresa de Franca


Comprovação de maior produtividade em jornada de quatro dias fez projeto-piloto se tornar definitivo. Experiência deu tão certo, que mais funcionários precisaram ser contratados. Empresa adota jornada de trabalho com um dia a menos em Franca
A NovaHaus, empresa de tecnologia de Franca (SP), implementou definitivamente a jornada de trabalho de quatro dias após um período teste que rendeu resultados tão bons, que mais funcionários precisaram ser contratados.
Ali, as quartas-feiras são sinônimo de folga desde março de 2022, quando a jornada de trabalho foi reduzida a partir de uma necessidade que surgiu depois da pandemia, em que o tempo de lazer com a família começou a ser mais valorizado.
Além disso, a iniciativa visava aumentar a produtividade com um dia de folga no meio da semana para que os funcionários pudessem aproveitar um dia de lazer e voltar ao trabalho com mais foco. Tudo isso sem a redução de salário.
Matheus Macarini foi contratado recentemente pela empresa como desenvolvedor de site e conta que a jornada reduzida foi muito benéfica para a vida profissional e pessoal.
“Eu via muita gente falando na internet que no Brasil não funciona muito. Vejo que funciona e espero que continue assim”, diz.
Jornada reduzida foi implementada em março e irá até novembro, em fase de testes na empresa de Franca (SP)
Ronaldo Gomes/EPTV
LEIA TAMBÉM:
COMEÇO: Empresa de Franca reduz jornada semanal de trabalho para 4 dias
RELATOS: ‘Me cuidando mais’, diz funcionária em Franca com jornada semanal de 4 dias de trabalho
COMO FUNCIONA: Saiba como é rotina de empresas que adotaram 4 dias de trabalho
Menos dias, mais benefícios
📈Aumento da produtividade. Um dos resultados das quartas livres foi o aumento da produtividade em 13%. De acordo com a empresa, um período menor da jornada de trabalho fez com que os funcionários se tornassem mais motivados e objetivos em reuniões, por exemplo.
“Um momento em que a gente consegue sentar e colocar as ideias no lugar”, conta Leandro gomes, gerente de conteúdo.
🧘‍♀️Foco em bem-estar. Segundo a pesquisa comparativa entre a jornada de cinco dias e a de quatro feita pela empresa, o bem-estar aumentou em 31,8%.
🏋️‍♀️Funcionários mais ativos. Outra área que foi bastante impactada pela dia extra de folga foi a atividade física, 81,8% passaram a se exercitar depois das quartas livres.
👨‍👨‍👧‍👧Mais tempo com a família e amigos. Com três dias de folga na semana, a pesquisa interna mostrou que 72,9% passarão a valorizar mais passar um tempo com familiares e amigos.
💻Melhora profissional e mais lazer. A pesquisa também mostrou que 70,2% dos funcionários investem em aprimoramentos profissional e no lazer, seja fazendo cursos que envolvem a área em que atuam, seja aprendendo novas habilidades, como ter aulas de bateria.
“Isso acabou refletindo no aumento da produtividade, a gente percebeu que realmente colaboradores descansados também produzem mais”, conta Felipe Acosta, diretor da NovaHaus.
Segundo ele, depois da implementação da nova jornada de trabalho, a empresa cresceu, ganhando mais clientes e precisando contratar mais funcionários.
💡Tempo livre ajuda na criatividade para profissionais que sempre precisam ter novas ideias em seus trabalhos.
“Ter esse respiro é essencial, porque antes, quando a gente trabalhava os cinco dias, chegava na quinta, sexta-feira já era o esgotamento completo, era muito difícil ter ideias boas no final da semana”, explica Juliana Teodoro, redatora na Nova Haus.
Empresa de tecnologia de Franca, SP, tem crescimento após implementação de jornada de quatro dias
Reprodução/EPTV
Uma das primeiras no Brasil
A jornada reduzida não é novidade no mundo. Alguns países como Japão, Estados Unidos e Inglaterra já tem pesquisas avançadas nessa área.
No Brasil, a empresa de tecnologia em Franca é uma das primeiras a implementar o método e mostra que a jornada de quatro dias pode ser ainda mais efetiva que a de cinco.
‘Então, a gente fez como um projeto piloto, visando que realmente desse certo. E, no final, as nossas preocupações foram menores do que os benefícios que a gente colheu, tanto que esse projeto agora é algo definitivo aqui na empresa”, conta Felipe Acosta, diretor da NovaHaus.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.