Fenasucro: turbina usada em cogeração pode fornecer energia para cidade de 50 mil habitantes


Tecnologia é uma das novidades da maior feira de bioenergia do mundo. Evento em Sertãozinho (SP) vai até sexta-feira (18). Fenasucro: maior feira em bioenergia do mundo começa em Sertãozinho
Uma única turbina usada na cogeração de energia elétrica faz parte de um sistema capaz de abastecer uma cidade de 50 mil habitantes.
A tecnologia pode ser conferida de perto na 28ª edição da Fenasucro, que reúne em Sertãozinho (SP), a 300 quilômetros de São Paulo, equipamentos, serviços e conhecimentos voltados para a transição energética.
Receba no WhatsApp notícias da região de Ribeirão e Franca
‘Combustível verde’ da aviação: conheça alternativa capaz de baixar emissões de gases do efeito estufa em 80%
O processo de cogeração, limpo e renovável, consiste em produzir energia elétrica com o calor a partir de uma fonte como o bagaço da cana-de-açúcar, abundante em regiões produtoras como o interior de São Paulo.
⚡Em 2022, essa modalidade cresceu 4,5% e atingiu em todo o país uma produção de 20,4 gigawatts (GW), o que representa 10,8% da matriz energética brasileira, segundo a Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen).
A expectativa, de acordo com a instituição, é que em 2023 essa margem de produção se eleve ainda mais, entre 400 e 500 megawatts (MW).
Turbina em exposição na Fenasucro, em Sertãozinho (SP)
Reprodução/EPTV
De acordo com a Cogen, o bagaço da cana representa 60,3% de toda a capacidade instalada em cogeração no país, com uma capacidade instalada de 12,3 gigawatts de 386 usinas.
Na turbina exposta na Fenasucro, é o vapor gerado pela queima desse insumo, em fornalhas instaladas nas usinas, que movimentam seu eixo e proporcionam a produção de eletricidade em quantidade suficiente para garantir as atividades de uma cidade do tamanho de Monte Alto (SP), por exemplo, enquanto o sistema estiver em funcionamento.
“Por ela passa ar pra rodar, pra fazer a propulsão e aqui é vapor que gera energia, que movimenta na verdade um girador pra gerar energia”, explica Walter Biagi Becker, diretor da Zanini Renk.
Fenasucro 2023
💲Considerada a maior feira de bioenergia do mundo, a Fenasucro & Agrocana tem a projeção de superar a marca de R$ 5,2 bilhões em negócios, além de ser palco de novas tecnologias e de discussões sobre as pautas ligadas a transição energética e sustentabilidade.
O evento deve reunir quase 50 mil pessoas do Brasil e de outros 47 países no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho , com 800 marcas em exposição, com todo tipo de equipamento usado na cadeia sucroenergética, de grandes caldeiras a tornos inteligentes, que aceleram o processo de produção de peças nas indústrias.
“É uma máquina que substitui em torno de 10 a 20 máquinas convencionais, é capaz de fazer uma ou mil peças com a mesma qualidade na mesma medida“, diz o gerente Luciano Pereira.
Divulgação: Fenasucro
Divulgação: Fenasucro
Leia mais notícias do agro na região de Ribeirão Preto
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.