Saiba como está a situação da nova iluminação pública em Ribeirão Preto

Homologada em agosto de 2023, a PPP (Parceria Público-Privada) para concessão do novo sistema de iluminação pública em Ribeirão Preto, continua na fase burocrática. De acordo com o Consórcio Conecta Ribeirão Preto, a previsão para o início dos serviços de modernização está marcada para o mês de fevereiro.

A concessão foi vencida em leilão realizado na B3, a bolsa de valores de São Paulo, pelo valor de R$ 1.837.565,47. Esse valor será pago pela administração por meio da arrecadação da CIP (Contribuição de Iluminação Pública) paga pelos munícipes. Em contrapartida, o consórcio deverá investir R$ 100 milhões, durante os 13 anos de concessão.

A empresa assumiu a manutenção da iluminação pública em agosto de 2024, entretanto, apenas as luminárias da avenida Eduardo Andréia Matarazzo (Via Norte), foram trocadas por instalações de LED – ao todo, 83 mil pontos de iluminação devem ser trocados no município.

De acordo com o consórcio, para o início da fase de modernização existem algumas etapas preliminares, previstas no contrato, que permitem que a “execução do projeto aconteça com exatidão e eficiência”.

Atualmente, estamos passando pela última fase que é a emissão dos Termos de Aceite, que inclui a elaboração dos projetos luminotécnicos e aprovação pelo município; definição dos locais prioritários (cronograma físico) indicado pelo município; e a logística para aquisição dos materiais e equipamentos necessários, junto aos fornecedores

Consórcio Conecta Ribeirão Preto

O consórcio vencedor da concessão ainda tem 18 meses concluir o serviço e reforça que “não está estagnado, apenas passa por uma fase mais estratégica/burocrática e menos operacional”.

O que diz a Prefeitura?

A Prefeitura de Ribeirão Preto informou, nesta sexta-feira (10), que solicitou um novo cronograma de trabalho do consórcio. Conforme a secretária de Infraestrutura, Juliana Ogawa, os trabalhos de fiscalização serão intensificados.

“Teremos uma nova reunião na terça-feira (14), a qual iremos avaliar o cronograma proposto. Com a gestão do contrato da PPP na Secretaria de Infraestrutura iremos intensificar a fiscalização dos serviços”, concluiu a secretária.

Manutenção dos pontos de iluminação

Ainda acordo com a Prefeitura de Ribeirão Preto, foram identificados 2.323 pontos sem iluminação na cidade, sendo que destes, 2.008 estão com os atendimentos atrasados. Portanto, também foi estipulado um prazo para apresentação de um novo cronograma de ações.

É necessário que a Conecta Ribeirão Preto reorganize as frentes de trabalho e aumente as equipes de manutenção para que os atendimentos sejam realizados dentro do prazo. Mais de 2 mil chamados em atraso é vergonhoso

pontuou Ogawa

Moradores também procuraram à reportagem para informar sobre a continuidade das trocas de lâmpadas incandescentes, ao invés da instalação das lâmpadas de LED.

Em nota, o Consórcio informou que “respeita o padrão estrutural da tecnologia atual. Lembrando que em cada região (bairros, avenidas, praças) existe uma necessidade estrutural de iluminação que está sendo devidamente providenciada”.


SAIBA MAIS

Estudantes de Ribeirão e região participam de intercâmbio gratuito no Reino Unido

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Por que Viviane Araújo não participou do documentário do Belo?

O post Saiba como está a situação da nova iluminação pública em Ribeirão Preto apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.