O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) decidiu, nesta quinta-feira (30), cassar o diploma da deputada federal Carla Zambelli (PL), acusada de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante as eleições de 2022. A decisão, tomada por 5 votos a 2, também torna Zambelli inelegível por oito anos.
Ainda é possível recorrer da decisão, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será o responsável por julgar o caso de forma definitiva. Até lá, Zambelli segue no exercício de seu mandato.
A ação foi movida pela deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL), que alegou que Zambelli espalhou desinformações sobre o processo eleitoral de 2022.
O julgamento:
O julgamento teve início em dezembro, quando o relator, desembargador José Antonio Encinas Manfré, votou pela condenação de Zambelli, seguido pelos desembargadores Cotrim Guimarães, Claudio Langroiva e o presidente do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes. No entanto, um pedido de vista da juíza Maria Cláudia Bedotti interrompeu a votação e foi retomado na data de hoje.
O que diz Carla Zambelli?
Zambelli se manifestou, por meio das redes sociais, dizendo que o TRE-SP anulou os votos de 946.244 eleitores paulistas. Veja nota na íntegra:
“Hoje, o TRE-SP entendeu por anular os votos de 946.244 cidadãos paulistas e cassar meu mandato de deputada federal. Essa decisão não tem efeitos imediatos, e irei continuar representando São Paulo e meus eleitores até o encerramento dos recursos cabíveis. Fica claro que a perseguição política em nosso país, contra os conservadores, é visível como o Sol do meio-dia. Continuarei a lutar todos os dias de minha vida ao lado de vocês para que tenhamos a esperança de um Brasil próspero e digno para o povo brasileiro.”
SAIBA MAIS
Faepa abre processo seletivo com salários de até R$ 9 mil em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quando sai o edital para o concurso da Polícia Federal?
O post TRE-SP cassa diploma de Carla Zambelli e determina inelegibilidade por oito anos apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.