Doze pacientes que participaram de um mutirão de cirurgia de catarata no Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) de Taquaritinga, na região de Ribeirão Preto, perderam a visão por completo ou parcialmente. Os procedimentos aconteceram em outubro de 2024.
Em comunicado, a Secretaria de Saúde de Taquaritinga informou que os pacientes desenvolveram complicações pós-cirúrgicas oftalmológicas. Durante uma vistoria técnica, membros das vigilâncias sanitárias estadual e municipal detectaram falhas na Sala de Materiais para Esterilização do AME. A sala foi imediatamente interditada.
Diante da piora no quadro de saúde dos pacientes, uma reunião foi realizada entre os doze afetados e a administração do AME, em novembro do ano passado. Os pacientes, que são em sua maioria idosos, foram encaminhados a serviços especializados em oftalmologia, como a Santa Casa de Araraquara e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, onde, parte deles recebeu a informação de que a situação era irreversível.
Uma das 12 vítimas:
Maria de Fátima Garcia Chiari, de 67 anos, diz que, após a cirurgia, foi diagnosticada com uma infecção que atacou o globo ocular. Ela também foi encaminhada pelo AME à clínica em Araraquara onde foi submetida a um transplante de córnea para salvar o olho, mas não enxerga mais.
Pior é confiar em um médico e sair de lá cega. Foi dada a garantia que ninguém perderia a visão
conta Maria
![](https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/wp-content/uploads/sites/3/2025/02/Copia-de-Copia-de-Copia-de-TAMANHO-EXATO-PARA-FOTOS-NO-SISTEMA-NOVO-2025-02-07T211001.052_2025-02-08_00-10-31_png_2025-02-08_00-10-31-1024x576.webp)
O que diz a Saúde?
A secretária executiva da Saúde do Estado de São Paulo, Priscilla Perdicaris, classificou o incidente como um “fato isolado gravíssimo” e afirmou que uma investigação está sendo conduzida para apurar as causas e adotar as medidas necessárias. Segundo Priscilla, toda a equipe médica envolvida no mutirão foi afastada de suas funções.
A Prefeitura de Taquaritinga informou, em nota, que todos os pacientes afetados foram incluídos na fila de transplante de córnea, com o objetivo de buscar soluções para restaurar sua visão.
A secretária executiva de Saúde do Estado de São Paulo informou, nesta sexta-feira (7), que o governo do estado só tomou conhecimento dos casos em janeiro e explicou que o fato está sendo apurado.
Todas as cirurgias feitas no AME de Taquaritinga estão suspensas e são aguardados os resultados dos laudos.
SAIBA MAIS
Pix fora do ar? Usuários relatam instabilidade em diversas instituições financeiras
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quais rotas a EuroAtlantic Airways operará no Brasil?
O post Pacientes ficam cegos após mutirão de cirurgia de catarata na região de Ribeirão Preto apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.