Após perderem a visão durante um mutirão de catarata em Taquaritinga, no interior de São Paulo, pacientes começaram a ajuizar ações cíveis contra os responsáveis pelas complicações.
Até esta quarta-feira (12), ao menos quatro pessoas que enfrentaram problemas após as cirurgias já entraram com processos. As ações pedem valores entre R$ 153 mil e R$ 203 mil por danos morais, estéticos e patrimoniais.
Os alvos das ações, conforme detalhado nas petições, são o Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) de Taquaritinga, onde as cirurgias foram realizadas em outubro do ano passado, o Grupo Santa Casa de Franca, responsável pela gestão da unidade, além do governo do Estado de São Paulo e um oftalmologista envolvido no caso.
Esses processos ainda precisam ser analisados e aceitos pela Justiça.
Em resposta à situação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) informou que iniciou negociações com a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para apresentar uma proposta de indenização administrativa aos pacientes afetados, nos próximos dias. A secretaria também confirmou que coordena uma investigação sobre o incidente ocorrido em Taquaritinga.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) já iniciou as tratativas, com a Procuradoria Geral do Estado (PGE), para apresentar uma proposta de indenização administrativa aos pacientes nos próximos dias.
A Pasta lamenta profundamente o atendimento prestado aos pacientes e reforça que uma investigação está em andamento para apurar rigorosamente o caso ocorrido no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Taquaritinga, em 21 de outubro de 2024.
Uma comissão especializada do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) irá acompanhar os pacientes. A Ouvidoria Geral do SUS, ligada à SES-SP, também foi colocada à disposição das famílias para coletar todas as manifestações, por meio do canal ouvidoria.saude.sp.gov.br, ou diretamente na Ouvidoria do AME Taquaritinga, presencialmente e pelo telefone (16) 3253-8142.
A SES ressalta que todos os profissionais que atuaram nos atendimentos foram afastados e os pacientes estão recebendo suporte em unidades de referência por equipe especializada, incluindo tratamento e medicamentos necessários.
Com informações da EPTV
SAIBA MAIS
Saiba como se inscrever para compra de moradias com preço social em Ribeirão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quando é o leilão de carros da Receita Federal?
O post Ações judiciais são iniciadas por pacientes que ficaram cegos após mutirão de catarata apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.