Enquanto a Cava do Bosque se tornou o epicentro do esporte em Ribeirão Preto, as periferias da cidade, cada vez mais populosas, foram vendo a oferta de atividades físicas e esportivas diminuírem cada vez, de acordo com a Secretaria de Esportes.
No entanto, o novo secretário da pasta, Matheus Henrique da Silva, disse ao portal acidade on que a prioridade da gestão será mudar esse cenário e descentralizar a prática esportiva, oferecendo modalidades em todas as regiões de Ribeirão Preto.
Os nossos planos para Secretaria é popularizar o esporte e levar ele para toda a comunidade […] Nos últimos 16 anos, todo o esporte da periferia foi acabando, foi concentrando dentro da Cava do Bosque, e a periferia ficou cada vez mais distante. O programa do governo é a gente levar essas modalidades esportivas para todas as periferias
Conforme o secretário, a descentralização do esporte em Ribeirão Preto enfrenta alguns desafios, como à contratação de professores e o ‘abandono’ de alguns equipamento pela cidade. No entanto, Matheus diz que já avançou na criação de uma logística eficiente e no atendimento a locais que antes não contavam com a oferta de atividades esportivas.
“É um desafio, porque hoje a gente tem uma dificuldade de contratação de professores, mas já a gente já começou com logística, já começamos a atender alguns pontos que não tinha […] A nossa ideia é levar realmente o esporte no geral para a periferia. Descentralizar a Cava do Bosque, para poder deixar lá como celeiro de atletas, que é a história dela. O objetivo dela sempre foi formação de atletas”
Além da população de baixa renda, o secretário também disse que a cidade tem o compromisso esportivo com a comunidade PCD (Pessoas com Deficiência) e que pretende ampliar a oferta de vagas para essas pessoas.
“Nós temos um carinho muito grande. Estamos montando parcerias para atender toda essa população. Já conseguimos montar dois núcleos junto a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e a gente tende a estender isso junto a Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto) e outras entidades, para tentar ampliar e poder atender toda essa população que precise”.
Celeiro de atleta
A Cava do Bosque também está na mira da nova gestão. O novo secretário disse à reportagem que neste momento, o local está passando por um serviço de manutenção e limpeza.
Ao término desta etapa, o intuito é realizar algumas melhorias como pintura, reforma de banheiros e troca da energia elétrica. “A Cava do Bosque precisa ser um lugar de realmente trazer um pouco de orgulho para nossa cidade”.
A gente já tá buscando possibilidades de melhoria, conseguimos algumas emendas parlamentares para fazer pintura, reforma de banheiros e troca de energia elétrica. E aí a gente já conseguiu com a Guarda Municipal um apoio. Hoje nós temos um guarda aqui dentro fazendo a segurança do espaço, que há muitos anos não tinha e é muito importante
Construção do Centro Olímpico
Anunciado em 2023 pela gestão anterior, o Centro Olímpico Parque das Oliveiras ainda não saiu do papel. Questionado sobre a construção do novo equipamento, o secretário diz que esse é um assunto que já está em pauta com o prefeito Ricardo Silva (PSD) e que nos próximos meses deve surgir novidades.
Ele ainda disse que acredita ser possível a construção do Centro Olímpico, no entanto, é necessário “organizar a casa” antes de pensar em uma nova estrutura de esporte.
“Eu acredito que é possível sim, estamos analisando o terreno também, fazendo uma pesquisa no local para saber se realmente aquela região é uma região que mais necessita e viabilizando, porque hoje obras na cidade está sendo um pouco de problema para o município”, explica o Matheus Henrique.
Hoje quando você cria uma nova quadra, por exemplo, você precisa contratar limpeza, segurança, e hoje nós não temos na Cava do Bosque um processo de limpeza, um processo de segurança, tudo isso está sendo criado do zero. Então eu acho que o primeiro passo é organizar os nossos pontos, para depois a gente pensar em alguma estrutura nova
O projeto de um centro olímpico foi lançado durante a contagem regressiva para os Jogos da Juventude, que aconteceram em setembro de 2023 em Ribeirão Preto. A obra foi orçada inicialmente em R$ 50 milhões e depende de licitação para que seja iniciada.
Copa do Mundo Feminina de 2027
O acidade on já havia adiantado sobre os estádios de Ribeirão Preto receberam uma visita técnica da Equipe de Inspeção da Fifa, para avaliar a possibilidade dos estádios e da cidade serem escolhidos como subsede da Copa do Mundo Feminina de 2027.
Questionado sobre, o secretário disse que esse foi um contato realizado pela pasta devido ao potencial esportivo e hoteleiro do município. “Acredito muito na escolha da cidade de Ribeirão Preto, mas agora temos que aguardar a a decisão deles mesmo”.
Vale destacar que,segundo o secretário, caso Ribeirão Preto seja escolhida como subsede da Copa Feminina – ou tenha qualquer tipo de relação – todo o investimento será realizado pela Fifa.
SAIBA MAIS
Comercial empata com Francana e permanece na lanterna da Série A3
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
BBB 25: Quem foi para o castigo do Monstro?
O post Prefeitura de Ribeirão Preto quer descentralizar esportes e levar modalidades para a periferia apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.