‘Há grande chance de ser um museu ferroviário’, diz secretário sobre estação Barracão

A estação Barracão, prédio histórico na entrada do bairro Ipiranga, em Ribeirão Preto, pode virar um museu ferroviário. É o que afirma o secretário de Governo de Ribeirão Preto, João Augusto do Carmo. Nas últimas semanas, representantes do Ministério dos Transportes fizeram uma vistoria no local.

A estação foi construída em 1900 para receber os imigrantes que chegavam pela estrada de ferro Mogiana. “Ribeirão tem muitos imóveis fechados, abandonados. Imóveis novos e históricos. Restaurar, revitalizar, isso é algo necessário, claro. Mas para além das obras, é preciso haver uma nova linguagem sobre a vida”, afirma João Augusto.

De acordo com ele, a intenção é dar vida novamente para estação Barracão. “Há grande chance de ser um museu ferroviário”, afirma. A ideia é levar a locomotiva, que hoje está na avenida Mogiana, para o local.

“Quando alguém passa diante de um patrimônio que significou tanto, e o vê abandonado, inconscientemente essa pessoa recebe uma mensagem de que não vale a pena se esforçar para construir algo bom no presente, se dedicar tanto. Porque, no fim, com o passar do tempo, o que fazem com a dedicação de outras pessoas, com a história de outras pessoas, é simplesmente abandonar”, alerta.

Restauro

O secretário aponta que o restauro da locomotiva poderia ser realizado por meio de um projeto da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), voltado para esse tipo de ação.

“Levaríamos a locomotiva da Mogiana para os trilhos em frente à Estação Barracão. Seria construída uma cobertura para ela. Estamos pensando na possibilidade de restauro com funcionamento, também. De poder ligar, acionar a caldeira, fazer funcionar. Para que as pessoas sintam, ouçam como é uma maria-fumaça funcionando”, relata.

Histórico

Atualmente, restam quatro estações ferroviárias em Ribeirão Preto: Barracão, Silveira do Val, Evangelina e Joaquim Firmino.

No entanto, a estação Barracão é a única localizada na área urbana. Ribeirão Preto também conserva duas locomotivas remanescentes: a 420 da Mogiana e a U.S. Amália (exposta na miniestação do Parque Maurílio Biagi).

A estação Barracão fica localizada na junção das avenidas Dom Pedro I e Capitão Salomão, teve papel fundamental no desenvolvimento dos bairros Ipiranga e Campos Elíseos, originalmente chamados de Barracão de Cima e Barracão de Baixo.

SAIBA MAIS
Entenda por que cartões de ônibus têm créditos vencidos em Ribeirão Preto

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Qual a data da Agrishow 2025?

O post ‘Há grande chance de ser um museu ferroviário’, diz secretário sobre estação Barracão apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.