O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (REP), defendeu nesta segunda-feira (7) a troca do sistema político brasileiro a partir de uma mudança no sistema eleitoral. Motta defende o voto distrital misto para eleições parlamentares.
O presidente da Câmara fez a declaração durante um evento da Associação Comercial de São Paulo, no qual participaram outros políticos, como o governador Tarcísio de Freitas, do mesmo partido.
Pela proposta em andamento na Câmara (PL 9212/17), o eleitor passa a votar em um candidato para representar seu distrito (sistema distrital) e em um partido de sua preferência (sistema proporcional).
“O voto distrital misto é uma evolução do nosso sistema eleitoral. Temos hoje menos partidos, e isso traz um sistema balanceado”, afirma.
Prazo até setembro
Motta lembrou que a eventual mudança no sistema eleitoral precisa ser aprovada até setembro, com o prazo de um ano para as próximas eleições. Segundo ele, o debate vai sanar as dúvidas sobre a proposta. “O deputado quer o melhor regime para que ele possa se reeleger. E esse regime tem sintonia com os parlamentares”, disse.
“Diante de um cenário de que se precisa tanto do Congresso, quanto mais tivermos uma representação política de forma mais bem distribuída e mais bem colocada, o País ganha para tomadas de decisões futuras”, afirmou.
SAIBA MAIS
Time de SAF com Neymar pai garante o acesso para Série A2 do Paulistão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quando é a próxima luta de Carlos Prates?
O post Entenda o que é voto distrital misto; presidente da Câmara defende troca apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.