Cidade no interior de SP registra tremor de terra; Entenda

Na madrugada de terça-feira (15), um tremor de terra atingiu Itajobi, cidade do interior de São Paulo. O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou o evento.

O abalo alcançou 3.4 de magnitude na Escala Richter, o que caracteriza um sismo leve. Apesar disso, o tremor em diferentes regiões da cidade.

Além de Itajobi, moradores de Catanduva, Pindorama e Marapoama também perceberam o sismo, de acordo com dados da plataforma “Sentiu aí?”, mantida pela USP. O registro oficial marcou o horário de 4:14h, segundo o fuso de Brasília.

A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) explicou que esses tremores ocorrem por causa da liberação de tensões naturais acumuladas na crosta terrestre. Embora o Brasil esteja fora das zonas de colisão entre placas tectônicas, esse tipo de evento acontece em diferentes regiões, especialmente no interior.

O que provoca tremores no Brasil?

Segundo o SismoUSP, mesmo sem áreas de alto risco sísmico, o Brasil enfrenta abalos ocasionais. Isso ocorre quando forças internas se acumulam ao longo do tempo. Ao ultrapassar certo limite, a crosta se ajusta, gerando o tremor. Por isso, o fenômeno é natural e não representa perigo na maioria dos casos.

Como agir durante um tremor?

De acordo com o Centro de Sismologia, durante um abalo sísmico, mantenha a calma. Evite elevadores, fique longe de janelas e proteja-se sob móveis firmes.


SAIBA MAIS

RG para cães e gatos: Veja como funciona e fazer o cadastro do seu pet

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Quais alimentos usar para fazer detox do fígado?

O post Cidade no interior de SP registra tremor de terra; Entenda apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.