Medicamento inédito para Alzheimer é aprovado pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o medicamento donanemabe, da farmacêutica Eli Lilly do Brasil, para o tratamento da doença de Alzheimer sintomática inicial.

O novo tratamento atende adultos com comprometimento cognitivo leve ou demência em estágio inicial, desde que médicos confirmem a presença da patologia amiloide.

  • FIQUE POR DENTRO: Cavado meteorológico ou frente fria? Entenda como fica o tempo no interior de SP

Resultados clínicos

A equipe de pesquisa testou o medicamento ao longo de 18 meses. Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos: um com níveis mais baixos da proteína tau, indicando um estágio precoce da doença, e outro com a população geral diagnosticada.

Donanemabe retardou significativamente o declínio clínico nos pacientes com Alzheimer. Entre os indivíduos em estágio menos avançado da doença, o medicamento reduziu o declínio em 35%. Na população geral, a redução alcançou 22%, quando comparada ao placebo.

Os dados se baseiam na Escala Integrada de Avaliação da Doença de Alzheimer, ferramenta usada para medir memória, raciocínio e funcionalidade diária.

Além disso, o risco de progressão para o estágio seguinte da doença foi reduzido em até 39% entre os usuários do novo medicamento.

O medicamento é injetável e administrado mensalmente. É o primeiro tratamento no Brasil direcionado especificamente à placa amiloide, com base em evidências clínicas que indicam a possibilidade de interrupção da terapia após a remoção completa das placas. Essa característica contribui para maior previsibilidade no cuidado ao paciente e no planejamento do sistema de saúde.

Doença de Alzheimer

A doença de Alzheimer representa cerca de 70% dos casos de demência. Segundo a organização Alzheimer’s Disease International (ADI), aproximadamente 55 milhões de pessoas vivem com demência no mundo.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que compromete a memória, o pensamento, as atividades do dia a dia e provoca alterações comportamentais e sintomas neuropsiquiátricos.


SAIBA MAIS

Inscrições para concurso público do TCE-SP terminam nesta semana; Veja como participar

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Qual é a nova categoria do Oscar 2026?

O post Medicamento inédito para Alzheimer é aprovado pela Anvisa apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.