Na última semana, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) realizou operações de fiscalização contra a alcoolemia nos municípios de Monte Alto e Sertãozinho, na região de Ribeirão Preto. As equipes abordaram 897 veículos. Desses, 43 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica tanto a recusa ao teste (artigo 165-A) quanto a condução sob influência de álcool (artigo 165) como infrações gravíssimas.
Nesses casos, o motorista recebe multa de R$ 2.934,70 e responde a processo de suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Se reincidir no período de 12 meses, o valor da multa dobra e chega a R$ 5.869,40.
Crime de trânsito
Quando o etilômetro registra a partir de 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido, a lei considera o caso como crime de trânsito. Nessas situações, a autoridade aplica multa, inicia o processo de suspensão da CNH e leva o motorista à delegacia.
Se a Justiça condenar o condutor, ele pode cumprir pena de seis meses a três anos de detenção, conforme prevê a Lei Seca, conhecida como política de “tolerância zero” ao álcool no trânsito.
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook. , todavia
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quando é o TUDUM da Netflix? contudo,
, no entanto
, contudo
O post Lei Seca: 43 motoristas são multados durante operação na região de Ribeirão Preto apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.