Por decisão unânime, a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023. A sentença ainda permite recursos.
Zambelli foi condenada pelos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação, sendo acompanhado pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e Cármen Lúcia.
Além da prisão, a deputada pode perder o mandato após o fim dos recursos e pagar R$ 2 milhões em danos morais coletivos — valor que será dividido com o hacker Walter Delgatti, também condenado no processo a 8 anos e 3 meses de prisão.
Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), Zambelli idealizou o ataque cibernético para criar um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes.
As investigações indicam que o hacker Walter Delgatti invadiu o sistema a mando da deputada, o que ele confirmou em depoimento.
Outro processo
Vale ressaltar que Zambelli também responde a outro processo no STF. Em agosto de 2023, virou ré por ter sacado uma arma e perseguido o jornalista Luan Araújo, às vésperas do segundo turno das eleições de 2022, durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.
Nesse caso, o STF já formou maioria de votos (6 a 0) para condená-la a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto, mas um pedido de vista do ministro Nunes Marques adiou a conclusão do julgamento.
SAIBA MAIS
Ganhador do Prêmio Jabuti realiza minicurso gratuito sobre literatura em Ribeirão Preto contudo,
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Por que Henry Cavill deixou de ser Superman? contudo,
Com informações do G1
O post Supremo condena Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão aos sistemas do CNJ apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.