Ladrões furtam aparelho auditivo de adolescente no Centro de Ribeirão Preto, SP


Crime aconteceu na noite de quarta-feira (3). Família acredita que suspeitos tenham confundido dispositivo com fone de ouvido. Adolescente de 17 anos teve aparelho auditivo furtado no Centro de Ribeirão Preto, SP
Aurélio Sal/EPTV
Um adolescente de 17 anos com surdez teve o aparelho auditivo furtado na noite desta quarta-feira (3), no Centro de Ribeirão Preto (SP). A suspeita da família é de que os criminosos tenham confundido o dispositivo com um fone de ouvidos durante o assalto. Um boletim de ocorrência foi registrado.
João Victor Alonso Valese Marini conta que estava de costas e não percebeu o momento que dois suspeitos encapuzados se aproximaram.
Eles tentaram roubar a mochila do adolescente, mas quando a vítima notou a presença e tentou se desvencilhar, acabou perdendo o aparelho, que foi levado pelos criminosos.
“A única coisa que eu lembro era que eram dois caras, os dois estavam de capuz e estavam querendo minha mochila. Acabei reagindo e comecei a correr. Estava noite e eles estavam atrás de uma árvore, não estava esperando”.
O caso aconteceu na Rua Barão de Amazonas, próxima ao cruzamento com a Rua Visconde de Inhaúma e foi registrado na Central de Polícia Judiciária de Ribeirão Preto. Ninguém foi preso.
Nesta quinta-feira (5), João teve dificuldades para acompanhar as aulas no colégio onde estuda. As interações com a mãe e os amigos também ficaram comprometidas.
“Foi ruim, porque o aparelho acaba ouvindo em uma área boa. Se o professor ficar de costas, eu consigo ouvir bem. Quando uso o aparelho, minha audição aumenta. Quando não uso, tenho que acabar vendo a boca do professor para poder fazer leitura labial. Se ele faz uma explicação e vira pra lousa, eu não consigo entender mais nada”.
Mãe do estudante, a professora Himaine Alonso Valese Marini acredita que os criminosos acharam que o aparelho do filho era um fone de ouvido.
“É um aparelho que achavam que devia ser um fone de ouvido, que pra ele é importante, e pra eles [criminosos] não tem valor nenhum. Tentaram puxar a bolsa e não conseguiram, então puxaram o aparelho”.
Mãe do adolescente que teve o aparelho auditivo furtado em Ribeirão Preto, SP, não tem condições de comprar um novo
Aurélio Sal/EPTV
Ela ainda conta que o dispositivo foi feito especificamente para João e nenhuma outra pessoa com problemas de audição consegue utilizá-lo.
“Ele é feito para cada um, com a audimetria certa. Ele é calibrado. Não vai ser utilizado por ninguém, é pra ele que foi feito. Não conseguem, através desse aparelho, colocar numa outra pessoa que não escute, faça escutar. Cada aparelho é individual”.
O valor de um aparelho auditivo pode chegar a R$ 1,5 mil e a família conseguiu o dispositivo que João utilizava há seis anos, pela Justiça.
“Hoje, pra conseguir, é um valor bem alto e não tenho condição nenhuma. Esse [que foi levado] a gente conseguiu há seis anos, mas foi judicialmente, porque é um processo muito demorado. Vou dar entrada [em um novo pedido] pra ver o que a gente consegue o mais rápido possível. Vou ter de esperar e pedir pra ele ter calma. Infelizmente, o que mais me deixa incomodada é a calma que eu tenho de pedir pro meu filho, que não está escutando”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.