Empresa testa assistente virtual para aposentar manual impresso de máquina agrícola da rotina do operador


Pesquisa realizada por Embrapa, Sebrae e Inpe apontou que pelo menos 84% dos agricultores utilizam pelo menos uma tecnologia digital no país. Empresa testa assistente virtual para aposentar manual impresso de máquina agrícola da rotina do operador Agrishow 2023
Divulgação/Case IH
Cerca de 84% dos agricultores brasileiros já utilizam pelo menos uma tecnologia digital como ferramenta de apoio no campo, segundo uma pesquisa feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) junto com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O tema é o mais comentado durante a Agrishow, feira voltada para o agronegócio que termina nesta sexta-feira (5) em Ribeirão Preto (SP). Cada vez mais as empresas investem em novos projetos e soluções que auxiliam e facilitam a vida do produtor rural.
Uma das empresas expositoras da feira apresenta neste ano o projeto de um assistente virtual para uso em tratores.
“Hoje estamos apresentando esse nosso projeto que ainda é um embrião, justamente para ver a reação das pessoas, saber o que os visitantes acham da ideia dessa nova tecnologia que estamos desenvolvendo”, diz Murilo Karas, especialista em tecnologia da informação da Case.
Karas explica que o assistente virtual apresentado é uma espécie de “Alexa”. Ele responde qualquer pergunta que seja feita, desde que o conteúdo esteja no manual de instrução da máquina que vai ser operada.
“Nós criamos uma solução de inteligência artificial, chamada Alan, da parceira Mr. Turing, que faz com que a caixinha acesse o manual de instrução da máquina que o operador está usando. Mas, pra ela responder, é preciso dar o comando pra ela, que nesse caso aqui hoje é: Alexa, pergunte ao trator Magnum”, diz.
Empresa testa assistente virtual para aposentar manual impresso de máquina agrícola da rotina do operador Agrishow 2023
Divulgação/Case IH
A tecnologia foi pensada e desenvolvida baseada na dor do agricultor em conseguir acessar essas informações no manual, que geralmente são muito longos e acabam tomando tempo até encontrar a resposta de forma precisa.
A ideia é utilizar a inteligência artificial para que ela faça a pesquisa e dê a resposta ao agricultor.
“Por enquanto ainda está em desenvolvimento, ela é um modelo, mas quando for lançada, deve ser de forma que não dependa do sinal de internet e responda as perguntas feitas pelo operador em modo off-line. Muitas vezes quando a máquina está no campo, não tem rede, então ela virá para atender o agricultor mesmo que não tenha sinal”, explica o especialista.
A tecnologia está em fase de testes e aperfeiçoamentos e será apresentada em feiras fora do país.
A expectativa da marca é que a inteligência artificial esteja bem avançada na próxima edição da Agrishow, em 2024.
Por dentro da feira
g1 mostra Agrishow 2023 em fotos
Leia mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca

Adicionar aos favoritos o Link permanente.