Prefeitura de Franca, SP, realiza obras anti-enchente em córrego; para comerciantes, solução é ‘paliativa’


Donos de comércio sofrem com problema histórico de alagamentos na Avenida Antônio Barbosa Filho. Paredes do canal serão levantadas para evitar extravasamento de água, explica secretário municipal. Obras tentam solucionar problemas de enchente em Franca, SP
Foto: Ronaldo Gomes
A Prefeitura de Franca (SP) iniciou obras em um córrego da Avenida Antônio Barbosa Filho contra as recorrentes enchentes em época de chuva. O problema atinge o comércio da região, além de colocar em risco os pedestres.
Receba no WhatsApp notícias da região de Ribeirão e Franca
“O objetivo é levantar as paredes do canal de modo que se evite o extravasamento. Aqui é um ponto crítico, então a gente levantando nesse ponto a gente evita que eles ocorram”, explica o secretário de Meio Ambiente Rui Engrácia Luz.
Além da obra em um ponto específico da avenida, o secretário afirma que a manutenção do córrego é feita regularmente.
“Nós já fizemos também reparo ao longo das paredes do canal, já fizemos mais de 2,5 mil limpezas de boca de lobo, o que é muito importante. O sistema de drenagem é composto de galerias, boca de lobo e o canal. A gente está mexendo em todas para evitar esses extravasamentos”, diz.
Prejuízo no comércio
A obra fica a um quilômetro dos comércios na Avenida Antônio Barbosa Filho que sofrem todo ano com as chuvas. Carlos Henrique Oliveira tem uma loja na região há sete anos e lamenta a situação. “Chega a entrar na loja, rodam os carros, motoqueiro cai”, diz.
Enchentes são comuns em Franca, SP e prejudicam os moradores
Foto: EPTV
A loja do eletricista Eudes Maranha é um pouco mais alta e a água não entra, mas a região fica um caos.
“Choveu um pouquinho mais forte alaga e fica muito perigoso. Leva carro, leva moto, algumas pessoas tentam passar e ai a agua vem de cima e é muito perigoso. Já aconteceu da gente socorrer alguns carros aqui, amarrando pra não levar embora.”
Mais água nas lojas
Os donos de comércio, no entanto, dizem que as obras não vão ajudar a resolver o problema. Carlos Henrique alega que o local não é estratégico. “Ela [água] transborda pro outro lado da via, mas ali não tem comércio, não tem nada, simplesmente vai jogar mais pra gente aqui.”
Comerciantes acreditam que a obra não é suficiente para conter as enchentes
Foto: Ronaldo Gomes
“A obra é paliativa, ajuda um pouquinho lá em cima, mas pra cá não, a água só vai canalizar e vai extravasar”, afirma Eudes Maranha.
Para o comerciante, a obra não vai impedir que a água chegue no comércio, e pode, na verdade, aumentar a quantidade de água que chega nas lojas.
“Para nós, a obra até piora porque ela vai encher mais o canal e vai extravasar aqui na ponte”, completa Maranha.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.