Congresso dos Municípios de SP começa em Ribeirão Preto com governador do estado e lideranças


Cerca de 400 prefeitos participaram nesta terça-feira (9) de debates sobre o fortalecimento dos municípios e qualidade de vida para a população. Congresso dos Municípios de SP começa em Ribeirão Preto com governador do estado e lideranças
Carlos Trinca/EPTV
Cerca de 400 prefeitos de cidades paulistas se reuniram nesta terça-feira (9) em Ribeirão Preto (SP) na abertura do 65º Congresso Estadual dos Municípios de São Paulo. O evento, que vai até quinta-feira (11), debate políticas públicas e melhorias para os municípios.
“O objetivo principal é o congraçamento das cidades e o fortalecimento dos municípios, é discutir com as lideranças municipais, estaduais e federais a melhor participação dos municípios no Pacto Federativo, garantindo qualidade de vida para as pessoas e o fortalecimento das cidades de São Paulo”, disse o presidente da Associação Paulista de Municípios (AFP), Fred Guidoni.
A abertura contou com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), prefeitos, entre eles o chefe do Executivo de Ribeirão, Duarte Nogueira (PSDB), vice-prefeitos, vereadores, secretários do governo de SP, lideranças da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e da Câmara dos Deputados e especialistas em diferentes temas da gestão de municípios.
O governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos) em Ribeirão Preto, SP
Carlos Trinca/EPTV
Homenageado com o título de cidadão ribeirão-pretano, Tarcísio disse que o governo deve caminhar junto com os prefeitos para o desenvolvimento do estado.
“É o prefeito que conversa com o cidadão, é ele que percebe as dores, é ele que tem a capacidade de traduzir para o governo do estado, para o governo federal, onde estão as necessidades. São eles que trazem o senso de urgência pra nós. São eles os verdadeiros construtores de pontes, os verdadeiros construtores de políticas públicas. São eles que mostram aonde a gente tem que atuar, tem que direcionar recursos. Podem ter certeza que vamos caminhar junto dos municípios. Vamos ter um governo municipalista de verdade, criando oportunidades, abrindo as portas do governo do estado.”
Com ampla programação até quinta-feira e aberto ao público, o congresso deve dar destaque aos temas da segurança nas escolas e da Reforma Tributária. “São temas fundamentais”, afirmou o presidente da AFP.
Nesta quarta-feira (10), às 10h, acontece o painel “O papel da educação e segurança nas escolas: mitigação de danos e um novo olhar para as competências sócio emocionais”. Participam da discussão Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão, e Vinicius Neiva, secretário-executivo de Educação do Estado de São Paulo.
Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad é convidado do painel “Reforma tributária – desafios e caminhos para os municípios”, que acontece na quinta-feira (11), às 16h15.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca

Adicionar aos favoritos o Link permanente.