Furto de fios interrompe funcionamento de semáforos instalados há menos de 24h em Ribeirão Preto, SP


Crime aconteceu na madrugada desta quinta-feira (18) no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Rua Marechal Rondon. Início da operação dos equipamentos foi na quarta-feira (17). Furto de fios de semáforos gera transtornos em Ribeirão Preto, SP
José Augusto Júnior/EPTV
Os novos semáforos instalados no cruzamento da Avenida Presidente Vargas com a Rua Marechal Rondon, em Ribeirão Preto (SP), tiveram o funcionamento interrompido nesta quinta-feira (18), um dia após a instalação, por causa do furto de fios.
Técnicos de manutenção foram acionados e no fim da manhã desta quinta-feira a situação já estava normalizada. Entretanto, a ação dos vândalos, além de prejudicar o trânsito no início do dia, atrasou o cronograma de testagem de um sistema inteligente dos semáforos.
“A substituição é rápida. Nesse caso, não foram furtados muitos metros de fios, foram furtados, pontualmente, poucos metros, mas em locais que demandam um pouco de operação”, explica Michel Rosa, gerente de fiscalização da Transerp.
O crime aconteceu durante a madrugada. Os criminosos cortaram os fios do semáforo menor e tentaram puxar. Apesar de terem conseguido levar poucos metros, a ação foi suficiente para prejudicar o trânsito pois os equipamentos, que tinham sido ligados e adequados no dia anterior, foram desligados.
Prejuízos acumulados
O furto de fios é uma preocupação constante na Transerp. Rosa explica que, neste ano, crimes deste tipo já causaram R$ 32 mil de prejuízo, mas os danos vão além do financeiro. “Este tipo de crime traz muito risco à segurança dos usuários da via”, afirma o gerente de fiscalização.
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar trabalham em conjunto para tentar coibir essas ações. A Transerp pede que usuários da via comuniquem a Polícia Militar por meio do 190 em caso de ações suspeitas.
As denúncias ajudam a restaurar o sistema semafórico mais rapidamente. De acordo com a pasta, os testes do sistema inteligente foram adiados para a próxima semana.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.