Brodowski, SP, tem passeio gratuito de bicicleta por lugares que inspiraram Portinari; veja como percorrer


Com o projeto ‘Pedalando com o Museu’, visitantes da Casa de Portinari podem redescobrir paisagens que encantaram o artista. Passeio acontece de terça a domingo, das 9h às 18h. Museu Casa de Portinari em Brodowski, SP, disponibiliza bicicletas para que visitantes pedalem por paisagens que foram inspiração do artista
Divulgação
Pedalar pelas ruas e observar as paisagens vislumbradas nas obras do artista plástico Cândido Portinari é uma das atrações que passaram a ser oferecidas aos visitantes do Museu Casa de Portinari em Brodowski (SP).
Com o projeto “Pedalando com o Museu”, quem visitar o museu pode redescobrir, de bicicleta, novas formas de interpretar paisagens que inspiraram o artista na cidade em que ele nasceu e passou a infância antes de se tornar um dos expoentes da pintura no século 20.
Parte dos “Caminhos de Portinari”, o circuito contempla lugares por onde o criador de “Guerra” e “Paz” passava e que ficaram eternizados na memória dele, até que se tornaram obras de arte e poemas, como explica Angélica Fabbri, diretora executiva do museu.
“A ideia é que possa ter uma continuidade para o visitante depois de ele visitar o museu. É uma outra experiência não só para conhecer a cidade, mas também para o visitante conhecer um pouquinho de paisagens que estão eternizadas nas obras de Portinari. Conseguimos ter esse encontro diferente com Portinari quando a pessoa faz esse circuito”, afirma.
Casa de Portinari, em Brodowski (SP), local onde os pais do artista plástico se estabeleceram após deixarem a Fazenda Santa Rosa
Érico Andrade/G1
Quando acontece o passeio?
O passeio do projeto “Pedalando com o Museu” acontece de terça a domingo, das 9h às 18h, e também nas quartas-feiras com horário estendido até as 20h, no Museu Casa de Portinari (Praça Candido Portinari, 298, Centro, em Brodowski).
Para mais informações, é possível entrar em contato com o museu pelo telefone (16) 3664-4284.
Por que lugares passa?
Depois de deixar o museu, o ciclista é levado a passar pela Praça Cândido Portinari, pela Capela Santo Antônio, além do Coreto Lauro José Almeida Pinto, a Antiga Estação Ferroviária e o Bebedouro Público de Animais.
No decorrer do trajeto, também há produções de outros artistas plásticos. Para finalizar o tour, o visitante pode visitar a exposição a céu aberto Giardino Portinari, um quarteirão temático e arborizado com aproximadamente 20 réplicas ampliadas das obras de Portinari.
Com recursos de acessibilidade e iluminação, a mostra permite visitações no período noturno no final da Avenida Doutor Rebouças, em frente à rotatória que dá acesso aos bairros Bom Jardim e Quebec.
Veja mais notícias do g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.