Escola de Ibaté usa meditação e jogos para incentivar aprendizado e diminuir ansiedade dos alunos


Atividades sao feitas por meio de clubes juvenis criados por alunos e professores. Escola incentiva aprendizagem e controle da ansiedade por meio de clubes juvenis em Ibaté
Com os olhos voltados para as necessidades dos seus alunos, a Escola Estadual André Donatoni, em Ibaté (SP), buscou em atividades lúdicas e na meditação formas de ajudar os estudantes a se interessarem pelo conteúdos e também para acalmar a ansiedade.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Esta semana, a EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo, faz uma série de reportagens que tratam dos desafios no ambiente escolar após a pandemia. Na quinta-feira (25), a segunda edição do fórum “Diálogos da Educação” debate principalmente as condições socioemocionais de professores e alunos.
Clubes juvenis
As atividades são feitas por meio de dois clubes juvenis, criados pelos alunos com apoio dos professores.
O clube juvenil “Lugar de paz” foi criado voltado para a saúde mental dos estudantes. Trabalha o autoconhecimento e autocontrole por meio de meditação direcionada e desenvolvimento dos cinco sentidos. O grupo conta com a ajuda de uma terapeuta.
Alunos da E.E.André Donatoni fazem meditação uma vez por semana
Rodrigo Sargaço/EPTV
“A relação interpessoal melhorou. Eles acabam tendo um convívio melhor, aprendendo a ter auto equilíbrio, se conhecer, se conectar e isso interfere na aprendizagem. Passam a ter concentração maior, mais foco dentro da sala de aula, que é um dos objetivos do clube juvenil de meditação”, explicou a coordenadora do clube, Patrícia Regina da Silva.
Nesse clube, uma vez por semana a turma tem um tempo para exercitar o relaxamento e concentração, com ajuda de música, meditação e óleos essenciais. São tratados temas como habilidades socioemocionais, autocuidado e autoconhecimento, o que ajuda não somente nos estudos, mas também nas questões pessoais.
Alunos da E.E.André Donatoni fazem meditação uma vez por semana
Rodrigo Sargaço/EPTV
A gente é muito ansioso, acaba se distraindo, se desconectando. Então a gente se conhecer é bom pra seguir um caminho, saber como vai ser daqui pra frente. Mudei totalmente na questão de escola, minha vida. Foi bom pra me conhecer”, afirmou a aluna Ana Lívia Albieri, de 16 anos.
“Eu era mais agitado, não conseguia prestar atenção nas aulas, desenvolver as coisas dentro da sala de aula. Já com a meditação eu consegui deixar a mente mais relaxada e consegui me concentrar mais”, disse o aluno Brenno Reque, 12 anos.
Brincadeira que ensina
E.E. André Donatoni, de Ibaté usa jogos para ajudar na aprendizagem
Rodrigo Sargaço/EPTV
O clube juvenil “Aprender brincando” desenvolve conhecimentos por meio de atividades lúdicas, trabalho em equipe e habilidades socioemocionais. O clube foi desenvolvido para desenvolver também a socialização, o trabalho em grupo, a ajuda ao outro, reconhecimento das atitudes dos colegas.
Outros diferenciais do grupo são o desenvolvimento do raciocínio lógico e reforço de matérias que os alunos têm dificuldades.
“A matemática para os estudantes é muito difícil. Eles têm medo da matemática. E o aprender brincando veio para deixar isso mais leve, mais suave. Eles falam que estão aprendendo mais e isso trabalha o emocional deles, além da solidariedade, o trabalho em equipe, o respeito”, afirmou a diretora Camila Bianco.
E.E. André Donatoni, de Ibaté usa jogos para ajudar na aprendizagem
Rodrigo Sargaço/EPTV
A iniciativa foi aprovada pelos alunos.
“Eu me sentia muito presa na aula, não conseguia me concentrar, dava dor de cabeça. Agora a gente brinca, faz torta na cara e faz continha, é muito legal”, afirmou a estudante Talita de Almeida, de 11 anos.
“A aula de matemática era difícil. A gente ficava lá só sentada, fazendo conta, pensando, ficava com dor de cabeça. Agora o clube, abriu o caminho da matemática pra gente”, disse Emanuele Santos da Silva, de 11 anos
Fórum “Diálogos na Educação”
Iniciativas inovadoras é um dos assuntos da a segunda edição do fórum “Diálogos na Educação”, que será realizado nesta quinta-feira (25),, com uma mesa redonda com o tema “Fortalecimento de vínculos na comunidade escolar” (clique aqui para ver a programação).
O evento é organizado pelo Instituto EP e terá transmissão ao vivo pelo g1 São Carlos e Araraquara, a partir das 9h.
Reveja as reportagens dos jornais da EPTV Cenrtal:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.