Prefeitura de Ribeirão Preto divulga cronograma de obras; impacto para o comércio será maior no 2º semestre


Medida atende pedido da Acirp para não prejudicar lojistas em datas comemorativas. Finalização das obras está prevista para maio de 2024. Obras para construção de corredor de ônibus na Avenida Jerônimo Gonçalves, em Ribeirão Preto, SP
Aurélio Sal/EPTV
As obras de construção do corredor de ônibus no Quadrilátero Central de Ribeirão Preto (SP) chegam na área central da cidade no segundo semestre deste ano e as datas comemorativas que podem ter maior impacto no comércio serão o Dia das Crianças (12/10), o Dia das Bruxas (31/10) e a Black Friday (24/11), segundo a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp).
O cronograma foi divulgado pela Secretaria de Obras Públicas de Ribeirão Preto (SP) nesta quinta-feira (25).
De 23 de dezembro a 2 de janeiro, a DGB Engenharia, empresa responsável pelos serviços, entra em recesso, não impactando o comércio no período do Natal, como explica Carlos Ferreira, gestor de Relações Institucionais e Marketing da Acirp.
“A obra vai chegar no centro entre setembro e outubro, ou seja, o impacto considerável vai ser no Dia das Crianças, Black Friday. Já no Natal, vai haver recesso. Eles não irão trabalhar em canteiro nenhum para, justamente, dar a oportunidade do colaborador folgar e não atrapalhar a obra por conta do Natal”.
A ideia é que o corredor cruze ruas e avenidas do Centro de Ribeirão Preto em quatro quilômetros de extensão e as obras devem ser entregues até maio de 2024. O projeto custará R$ 20.774.887,51.
Em duas das datas comemorativas mais próximas, Dia dos Namorados e Dia dos Pais, o comércio não será impactado por conta das obras.
“Dias dos Pais e Dia dos Namorados não tem complicações, porque as obras não estarão aqui [no centro] de forma intensiva”, diz Ferreira.
De acordo com o cronograma, atualmente as obras se concentram na Avenida Francisco Junqueira, e devem ser concluídas na segunda semana de junho, quando devem ser iniciadas as obras na Rua Visconde de Inhaúma.
Trecho a trecho
O cronograma divulgado nesta quinta-feira atende acordo firmado em reunião no dia 9 de maio entre Acirp, prefeitura e DGB Engenharia. O objetivo inicial era, justamente, que as obras não impactassem o negócio de lojistas em períodos de maior venda.
“Eles disponibilizaram o que a gente havia pedido, o trecho a trecho, que é para, justamente, a gente conseguir, naquele trecho, orientar o empresário e acompanhar as modificações dos itinerários de ônibus, as mudanças do trajeto aqui no Centro. Eles respeitaram o calendário das datas sazonais”, diz Ferreira.
Ele também ressalta que o trecho a trecho foi feito com base no mapa de calor da Acirp.
“Para que eles pudessem não parar a obra 100%, mas, onde no mapa tem maior latência de comércio, eles vão evitar nessas datas sazonais e vão migrar as obras para outras áreas que tem menor impacto de comércio”.
Ainda de acordo com o cronograma, a prefeitura deve informar com antecedência cada vez que começar uma obra dentro do Quadrilátero.
Veja quais ruas do centro vão contar com corredores:
Avenida Francisco Junqueira (começando na altura da Rua Barão do Amazonas e seguindo até o cruzamento com a Avenida Jerônimo Gonçalves)
Avenida Jerônimo Gonçalves (começando no cruzamento com a Avenida Francisco Junqueira e seguindo até o Terminal Evangelina de Carvalho Passig, próximo à Câmara Municipal)
Ruas Florêncio de Abreu e Lafaiete, que seguem paralelas (com início na altura da Avenida Jerônimo Gonçalves, seguindo até a esquina com a Avenida Independência, onde encontra-se com outro corredor, já pronto)
Ruas Visconde de Inhaúma e Barão do Amazonas, também paralelas (a partir da Avenida Francisco Junqueira até o cruzamento com a Avenida Nove de Julho, onde se encontra com o corredor que também será iniciado em breve)
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.