Vídeos que circulam nas redes sociais flagram motoristas a 280 km/h em rachas, em Ribeirão Preto, SP


Em muitos casos, encontros são marcados por aplicativos de mensagem instantânea. Segundo a Polícia Militar, prática é criminosa e infrator pode ser penalizado com até dez anos de prisão. Rachas se tornam preocupação em Ribeirão Preto, SP
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que motoristas, em sua maioria jovens, têm praticado rachas em diversas ruas e avenidas de Ribeirão Preto (SP). Em alguns casos, até rodovias que cercam a cidade são utilizadas para a prática, considerada criminosa.
Em um flagrante, um carro de luxo faz da Avenida Professor João Fiusa, uma pista de corrida.
Na mesma avenida, um outro vídeo evidencia mais uma demonstração de desrespeito às leis de trânsito, além da imprudência e da falta de consideração do motorista com outras vidas ao redor dele.
No sábado (27), uma sequência de batidas no local deixou duas pessoas em estado grave.
Motorista em veículo de luxo cruza Avenida Professor João Fiusa em alta velocidade em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Redes Sociais
Além das avenidas dentro da cidade, o perigo está, também, nas rodovias que cortam Ribeirão.
Em um vídeo que a reportagem da EPTV, afiliada da TV Globo, teve acesso, um motorista se gaba por atingir 280 km/h em uma pista onde o limite de velocidade permitido é de 90 km/h.
Em outro caso, ainda pior, a pessoa que está ao volante atinge 300 km/h.
Em vídeo que circula nas redes sociais, motorista acelera até carro atingir 300 km/h de velocidade em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Redes Sociais
Um levantamento do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga) aponta que, em um ano, Ribeirão registrou 129 mortes no trânsito:
56 envolvendo motociclistas
30 envolvendo pedestres
20 envolvendo carros
14 envolvendo bicicletas
Tirar racha, de acordo com o capitão da Polícia Militar João Braz Oliveira Junior, é crime.
“Se o resultado for morte, tem pena privativa de liberdade de cinco a dez anos. A maioria são jovens que se organizam pelas redes sociais”, diz.
Multas por excesso de velocidade
Cerca de 33% das multas de trânsito aplicadas em Ribeirão Preto entre janeiro e abril deste ano correspondem ao excesso de velocidade.
De acordo com a Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), do total de 50.878 infrações até o momento, 16.997 delas são por transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%.
Apesar da fiscalização, muitos motoristas acabam impunes. Em alguns casos, os rachas são marcados por aplicativos de mensagem instantânea e até mesmo nas redes sociais.
Exibicionismo pode matar
O exibicionismo de quem tira racha pode trazer consequências sérias. Além de derreter pneus e sobrecarregar o sistema do carro, pode matar não só o motorista, mas quem acompanha e se diverte com a imprudência.
Para o médico emergencista Thiago Soares, a medicina, inclusive, já entende o comportamento de violência no trânsito como doença.
“Quando nós falamos em acidente é algo que era algo inesperado, que não obedece um padrão. mas vemos que o trauma hoje em dia é considerado uma patologia. Sabemos que respeita sazonalidades, comportamentos, então acaba se enquadrando mesmo como uma patologia social”.
Segundo ele, o fato de dirigir acima da velocidade prevista em lei já expõe as pessoas a riscos.
“Não precisamos presenciar determinados eventos para prever que aquilo é realmente potencialmente grave”.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.