Acre registra aumento de quase 60% no números de focos de incêndio em setembro

O estado do Acre registrou um aumento de 59% nos focos de incêndio ativos neste mês em comparação aos registrados até o dia 23 de setembro do ano passado. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Segundo o monitoramento do instituto, até o dia 23 de setembro deste ano, ocorreram 3.559 focos. No ano passado, no mesmo período, o número foi de 2.230.

O pico de incêndios no estado aconteceu no último dia 13 deste mês, quando foram registrados 411 focos em apenas 24 horas.

Em razão dos níveis de poluição na região, devido à fumaça das queimadas, algumas atividades foram afetadas no estado.

Na tarde da última sexta-feira (24), as aulas nas escolas da rede estadual de ensino nos municípios de Rio Branco, Porto Acre, Senador Guiomard e Bujari foram suspensas e estão previstas para voltar nesta próxima quarta-feira (25), devido aos índices de concentração de partículas no ar.

Além disso, também na última sexta-feira (20), os trabalhadores dos Correios entraram em greve em razão da preocupação com a saúde dos funcionários e a falta de equipamentos de proteção individual adequados.

Por meio de nota, os Correios afirmaram que não houve nenhum impacto no serviço dos Correios do estado, uma vez que desde a semana passada foram disponibilizadas máscaras para os carteiros que atuam na entrega, além de alterarem as entregas do período da tarde para o da manhã.

Queimadas

O cenário das queimadas na região é combatido pelo Corpo de Bombeiros, pela Polícia Federal e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com atenção especial aos incêndios florestais que devastam a Amazônia e o Pantanal, que levam suas fumaças para diversas regiões do Acre.

Segundo o Ibama, o Brasil enfrenta a pior estiagem em 75 anos, a atual situação de seca e o agravamento dos incêndios no Acre são reflexos de condições climáticas severas, como a intensificação da estiagem e a baixa umidade do ar, que favorecem a propagação de focos de incêndio.

*Sob supervisão

Fonte: www.cnnbrasil.com.br

O post Acre registra aumento de quase 60% no números de focos de incêndio em setembro apareceu primeiro em Portal Bauru Noticias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.