Advogado critica falta de intervenção de policiais ao ser agredido por investigador em Batatais: ‘havia vários’


Lucas de Lima Roberto levou cabeçada e empurrão ao questionar falta de mandado de busca em casa de suspeito de furto. Corregedoria e OAB apuram o caso. Investigador de polícia agride advogado em Batatais, SP
O advogado Lucas de Lima Roberto apontou falta de reação de agentes de segurança enquanto ele era agredido por um investigador da Polícia Civil em Batatais (SP). Gravadas por moradores, as agressões ocorreram na quarta-feira (5) depois que a vítima impediu a entrada na casa de um suspeito de furto ao questionar a ausência de um mandado de busca e apreensão.
“O que me deixa mais revoltado com essa situação é que havia vários oficiais da segurança pública e nenhum dos agentes de segurança agiu”, afirmou o advogado, em entrevista à EPTV, afiliada da TV Globo no interior de São Paulo.
O advogado Lucas de Lima Roberto, agredido em Batatais, SP
Reprodução/EPTV
O suspeito pelas agressões, segundo o boletim de ocorrência, é o investigador Leonardo Toffeti, que somente contido depois que a vítima estava caída ao chão. Ele não se manifestou sobre o assunto nesta quinta-feira (6).
O caso foi registrado como lesão corporal e abuso de autoridade pela Polícia Civil. A Corregedoria vai apurar a denúncia, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Presidente da OAB em Batatais, Mário Jesus de Araújo afirma que nomeou um advogado para acompanhar o inquérito policial e mencionou a notificação de outros órgãos competentes, como Secretaria de Segurança Pública e a Ouvidoria da Polícia Civil.
Advogado agredido
As agressões ocorreram no bairro Antônio Romagnolli durante a tarde de quarta-feira depois que um suspeito de furto foi preso e levado até a casa dele por policiais para verificação de produtos furtados e roubados.
Lima Roberto informou que acompanhava as diligências porque atuava na defesa do suspeito e informou que os policiais somente poderiam entrar no imóvel se apresentassem um mandado de busca e apreensão. Pelo menos enquanto eu estava lá isso não havia ocorrido”, conta.
Após esse questionamento, ele conta que iniciou uma discussão com o investigador e em seguida foi agredido.
Imagens feitas por vizinhos mostram o início da confusão e o momento em que um agente agride o advogado com uma cabeçada. No vídeo também é possível ver que, mesmo caído no chão, o advogado sofreu mais agressões antes de o agente ser contido por colegas.
“Eu ainda levantei, sendo extremamente profissional, em um autocontrole que nem sabia que tinha, e retornei e ainda disse que eles não poderiam entrar e ainda assim me agrediu”, relata.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.