O avanço da IA (Inteligência Artificial) está revolucionando o manejo de plantações em todo o mundo. Durante a Agrishow, em Ribeirão Preto, o assunto é destaque entre alguns dos mais de 800 expositores da feira.
>>>FIQUE POR DENTRO: Conheça cinco rotas alternativas para acesso à Agrishow em Ribeirão Preto
Equipados com sensores de alta precisão e sistemas inteligentes de análise de dados, esses recursos auxiliam produtores no monitoramento em tempo real para identificação de pragas, doenças e falhas do plantio.
Uma nova geração de algoritmos, por exemplo, otimiza a pulverização seletiva – que utiliza IA para identificar ervas daninhas em meio à lavoura -, fazendo a aplicação de herbicidas apenas nas áreas necessárias.
O Save Farm é um sistema de câmeras que a gente instala em pulverizadores. A gente instala um sensor por metro na barra de pulverização e aí essas barras variam [de tamanho]. Essas câmeras fazem o controle individual dos bicos de pulverização, usando algoritmos de inteligência artificial, que fazem a análise do solo e identificam a presença da erva daninha ou do alvo específico que está buscando para fazer o acionamento da pulverização
explica Diógenes dos Santos Machado, diretor de produto e manufatura da Irene Solutions.
Como funciona?
A solução consegue captar 30 imagens por segundo, e analisa 27 milhões de pixels por segundo em cada máquina com a tecnologia, com capacidade de processamento de 3,3 milhões de imagens por hora.
Os sensores funcionam em tempo real, sem necessidade de acesso à internet ou qualquer conexão externa, sendo que a velocidade de processamento permite fazer a pulverização em até 25 Km/h.

Desta forma, tanto o operador quanto o gestor da propriedade conseguem acompanhar todo o processo, receber diagnósticos e parametrizar a operação através de uma interface gráfica e touchscreen instalada na cabine do pulverizador.
>>>FIQUE POR DENTRO: Na abertura da Agrishow, Alckmin defende um Plano Safra robusto e crédito mais barato para a indústria
Redução na utilização de defensivos
Ainda de acordo com Machado, a pulverização seletiva pode reduzir em até 95% do consumo de defensivos agrícolas.
“A solução, além de ser mais sustentável, pode reduzir em até 95% o uso de defensivos, gerando assim, economia para os produtores”. De acordo com a empresa, a expectativa é fechar 2025 com 300 equipamentos em operação no Brasil e em outros países da América Latina.
SAIBA MAIS
Como funciona o sistema de aviso da Defesa Civil em casos de emergência?
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Para que serve o remédio Annita?
O post Agrishow apresenta tecnologia de IA para eficiência na agricultura apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.