Alvo de três furtos em um mês, Adevirp faz ação solidária para arcar com custos em segurança


Entidade atende deficientes visuais e recebe doações, mas precisou desembolsar R$ 60 mil para evitar mais invasões e prejuízos. Prédio fica na região do 4º DP, que registrou alta nos furtos e roubos em junho. Furtos e roubo na zona Sul de Ribeirão Preto crescem em junho
A Associação dos Deficientes Visuais (Adevirp) foi alvo de três furtos apenas no mês de julho em Ribeirão Preto (SP). Localizada na zona Sul da cidade, a entidade precisou aumentar a segurança do prédio, mas vai ter que fazer uma ação solidária para arrecadar fundos para custear o investimento.
“Já estamos preparando nossa campanha e vamos realizar, no dia 18 de agosto, nossa ação solidária com o tradicional lanche de pernil em sistema de drive-thru”, diz a presidente Marlene Taveira.
O gasto inesperado chega a R$ 60 mil. Para evitar que novos furtos aconteçam, a entidade investiu na instalação de concertina, cerca elétrica, além de uma cerca virtual que tem câmeras com sensor de presença. Um custo que não estava nos planos nesse momento.
“A gente não tinha previsão de ampliar o sistema de segurança nesse momento, mesmo porque a gente está num momento de algumas reformas. Esse gasto feito nesse momento atrapalhou bastante a nossa condição financeira”, afirma o coordenador administrativo Agnaldo Roberto Milani.
Adevirp é alvo de três furtos em três dias, em Ribeirão Preto, SP
Aurélio Sal/EPTV
Segundo a presidente da Adevirp, o dinheiro que poderia ser usado para atender alunos de 35 cidades da região vai custear o investimento em segurança, o que prejudica os atendimentos que são caros.
“Nosso atendimento é muito caro, o material que temos é muito caro, o investimento com recursos humanos porque nós temos deficientes visuais que também têm outros comprometimentos, então nós precisamos ter técnicos especializados nesse atendimento”, afirma.
Sequência de furtos
O primeiro furto aconteceu no dia 9 de julho. Ladrões furtaram uma chopeira que havia sido alugada para uma festa junina. Câmeras de segurança instaladas na área interna do prédio flagraram a ação.
“A gente está aqui há mais de 25 anos. A gente depende da colaboração e da ajuda das pessoas para nos mantermos e não espera, logicamente, que uma associação que trabalha com recursos de doação seja invadida dessa forma”, lamenta Agnaldo.
Bandidos invadiram Adevirp após a festa junina da instituição em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/Câmera de segurança
No dia 12, os fios foram levados e a entidade ficou sem energia elétrica, o que comprometeu o atendimento a 250 alunos. Em seguida, os ladrões voltaram à associação e furtaram o motor do portão.
Nenhum dos objetos levados foi recuperado. Essa situação preocupa os moradores e comerciantes da zona Sul, já que os números da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mostram que houve um aumento no número de roubos e furtos no mês de junho na região do 4º Distrito Policial (DP).
Foram 107 furtos em junho de 2022, contra 113 no mesmo período deste ano — um aumento de 5,6%.
Concertina é um dos itens de segurança mais usados na zona sul de Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
Já em relação aos roubos, que ocorre quando a vítima é ameaçada de alguma forma, foram 20 em 2022 e 39, em 2023.
No bairro Sumaré, também na região do 4º DP, a comerciante Eleide de Carvalho precisou investir na proteção da ótica dela. Os ladrões já levaram objetos da fachada e até as tomadas da parede externa. A loja tem grades e adesivos nas vitrines para dificultar a visão de quem está na rua.
“Tudo que estiver fácil, mais leve eles levam. Durante o dia, final de semana que fica mais ocioso aqui, aí eles aproveitam para levar”.
Dona de óptica investe em segurança para evitar novos furtos na zona Sul de Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
A correspondente bancária Carina Rossato já ficou sem trabalhar porque os ladrões levaram todos os cabos de energia do estabelecimento dela durante a madrugada.
“A gente reclama e policiamento quase não passa, então a gente mesmo acaba se ajudando, um vizinho com o outro”.
Em nota à EPTV, afiliada da TV Globo em Ribeirão Preto, a Secretaria de Segurança Pública informou que houve uma redução de mais de 23 % nos crimes em comparação com o mesmo período do ano passado e destacou a importância de fazer o boletim de ocorrência para aumentar o patrulhamento nos locais mais perigosos.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.