Apicultor que ajudou no resgate de agricultor atacado em Jaboticabal fala em 10 mil abelhas: ‘Estava coberto’


Vítima, de 63 anos, teve mais de mil picadas por todo o corpo, segundo equipe dos bombeiros. Estado de saúde é estável, mas ela está sedada e intubada. Agricultor de Jaboticabal, SP, é atacado por abelhas no sítio da família
O apicultor Lucas Ferreira Cardoso, que ajudou uma equipe do Corpo de Bombeiros no resgate ao agricultor Luis Antônio Pavani, de 63 anos, estima que, pelo menos, dez mil abelhas podem ter atacado a vítima.
Pavani foi internado após o acidente, que aconteceu na tarde de segunda-feira (31) no sítio da família, em Jaboticabal (SP). Ele teve mais de mil picadas espalhadas pelo corpo.
“Ele estava coberto de abelhas, tinha mais ou menos 10 mil abelhas em cima dele. Graças a Deus, estava consciente. O bombeiro chegou com a maca, conseguimos colocar ele em cima da maca e fui fumigando. A gente foi fazendo o passo a passo até a ambulância”, diz Cardoso.
O estado de saúde de Pavani é estável, mas ele está sedado e intubado. A família ainda não conseguiu falar com ele.
O apicultor Lucas Ferreira Cardoso ajudou no resgate de agricultor atacado por abelhas em Jaboticabal, SP
Reprodução/EPTV
Operação delicada e demorada
Subtenente do Corpo de Bombeiros, Giuliano Tavares disse que foi preciso pedir ajuda ao apicultor por conta da situação delicada da operação. Segundo ele, a equipe de resgate também acabou picada.
A remoção da vítima do local levou mais de uma hora.
“Quando o pessoal tentou remover essa vítima, a colmeia toda veio junto. Seria impossível retirar ele dali com segurança. Além de a gente não conseguir fazer a remoção dele, ia colocar toda a equipe em risco. Foi quando a gente pediu o apoio de um apicultor”.
Cardoso conta que utilizou um fumigador — equipamento que produz fumaça para manejo seguro de abelhas.
“A primeira coisa que eu fiz foi acender o fumigador e já sai correndo no meio da mata, atolando, caindo. Comecei a fumigar até os bombeiros chegarem para colocar ele na maca”.
Pavani foi socorrido e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento de Jaboticabal (SP).
O irmão dele, José Carlos Pavani, não estava no sítio na hora do acidente, mas contou que o acesso ao local é difícil.
“Ele não teve nem tempo de correr e a abelha foi em cima dele, coitado. Ele caiu e, infelizmente, não conseguiu correr. A gente não pode chegar perto, porque se você chega é pior, e o acesso lá é difícil, dentro da mata. Ele teve bastante picada, mas deram as injeções certinho e ele ficou internado. A gente vai esperar, que vai dar tudo certo”.
Sítio da família de agricultor atacado por abelhas em Jaboticabal, SP, é de difícil acesso
Reprodução/EPTV
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.