Após 2 anos, família comemora recuperação de menino que ficou em estado grave ao pegar rabeira em Serra Azul, SP


João Victor Augusto da Silva Alves, de 14 anos, já dá os primeiros passos novamente e começa a se comunicar. Mãe e tio chegaram a ouvir dos médicos que menino tinha 24 horas de vida. Família de adolescente em Serra Azul comemora recuperação após acidente gravíssimo
Quase dois anos após um grave acidente em Serra Azul (SP), João Victor Augusto da Silva Alves, de 14 anos, já dá os primeiros passos novamente e consegue pronunciar algumas poucas palavras. O processo é longo, mas a família acredita na recuperação total.
O adolescente tinha 12 anos quando foi atropelado por um caminhão ao pegar ‘rabeira’ de bicicleta no Centro da cidade, no dia 6 de outubro de 2021.
João Victor Augusto da Silva Alves, de 14 anos, comemora avanços na recuperação após acidente com o tio Júlio e a mãe Natalina, em Serra Azul (SP)
Fábio Junior/EPTV
Câmeras de segurança flagraram o momento em que João tenta passar pelo espaço entre o veículo e um carro que estava estacionado na Rua Laurinda Francisco do Nascimento.
Ele acaba perdendo o equilíbrio por conta de uma lombada e é atingido (veja vídeo abaixo).
Jovem fica gravemente ferido ao ser atropelado após pegar rabeira em Serra Azul, SP
João foi internado em estado gravíssimo e a família chegou a ouvir dos médicos que ele tinha apenas 24 horas de vida.
“Os médicos disseram que ele tinha 24 horas de vida, que não saia da mesa de cirurgia. Ele teve sete paradas cardíacas, passou por uma cirurgia de 12 horas. A gente viu ali o esforço dele, lutando, realmente, para viver. O João sempre teve essa força de vontade de viver”, diz o tio, o promotor de eventos Júlio Augusto da Silva.
Ele acredita que o esforço da família e a fé de que João melhoraria a cada dia mudaram a história do menino.
João Victor Augusto da Silva Alves foi recebido com festa pela família em Serra Azul (SP) depois de alta após grave acidente
Arquivo pessoal
“Quando o João veio com a gente, os médicos se reuniram com a família para dar alta pra ele e o diagnóstico e era que ele ia ficar em uma cama vegetando, cuidados paliativos, alimentação só com sonda. A gente veio [para casa] preparado para esse tipo de situação. Hoje, quando a gente olha essa evolução do quadro clínico dele, é muito satisfatório, porque a gente vê um agir de Deus na vida dele, porque ninguém acreditava que hoje o que o João está fazendo, poderia um dia fazer na vida dele”.
Natalina Aparecida da Silva se emociona a cada evolução de João. Isso porque, no dia da alta, ela não acreditou no que ouviu dos médicos e decidiu que o destino do filho seria diferente.
“Chorei e falei pra eles que meu filho não ia ficar daquele jeito. Falei ‘ele vai pra casa, mas não vai ficar desse jeito que vocês estão falando’. A gente vai ensinando tudo de novo, ele vem com os desenhinhos pra ir ensinando, ontem mesmo ele estava treinando, então a gente vai incentivando, é muito gratificante.”
João Victor Augusto da Silva Alves, de 14 anos, e a mãe Natalina, de Serra Azul, SP
Fábio Junior/EPTV
Recomeçar do zero
João ficou internado em estado grave por dois meses no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. De lá para cá, já foram cinco cirurgias e agora o menino está em fase de reabilitação, com sessões de fisioterapia diárias. A fala também ficou comprometida e ele está reaprendendo a se comunicar.
João Victor Augusto da Silva Alves, de 14 anos, se recupera após acidente grave em 2021, em Serra Azul (SP)
Fábio Junior/EPTV
A família e o próprio João querem voltar o mais perto do que o menino era antes do acidente. E a força de vontade dele dá orgulho a quem o acompanha.
“Ele é um milagre e vai ser um testemunho muito grande”, diz o tio.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.