Após chuva e queda de temperatura, Ribeirão Preto, SP, registra forte nevoeiro


Segundo Climatempo, fenômeno nesta quinta-feira (27) se formou por causa do excesso de umidade na região após várias horas de chuva. Névoa registrada do Jardim Paulista em direção à Avenida Independência em Ribeirão Preto, SP
Luara Galacho/EPTV
Ribeirão Preto (SP) registrou forte nevoeiro entre a noite de quarta-feira (26) e a manhã desta quinta-feira (27). A névoa encobriu a cidade, e moradores registraram o fenômeno de diferentes regiões, como Jardim Irajá, na Zona Sul, Parque dos Lagos e Jardim Paulista, na zona Leste, e até no Centro.
Segundo o serviço de meteorologia Climatempo, o nevoeiro se formou devido ao excesso de umidade na região após várias horas de chuva. A temperatura caiu para 24ºC ao longo da quarta-feira, chegando a 18ºC à noite.
Por causa do fenômeno, a visibilidade horizontal no Aeroporto Leite Lopes chegou a 200 metros por volta das 2h desta quinta-feira e ainda caiu para 100 metros por volta das 6h. Um voo que seguiria para o Aeroporto Viracopos, em Campinas (SP), às 5h50, foi cancelado.
De acordo com a Climatempo, o nevoeiro é comum nos meses de outono e inverno, especialmente após chuvas recentes. Ele ocorre quando a umidade próxima ao solo condensa, formando uma nuvem muito baixa, que pode ter base no solo ou perto dele.
A condensação pode ocorrer pelo excesso de umidade no ar ou pelo resfriamento da camada de ar, causa mais provável.
O nevoeiro começa a se dissipar conforme o aumento da temperatura nas próximas horas.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão e Franca
Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Adicionar aos favoritos o Link permanente.