Barretos aumenta repasse à PM em 76% para reforço da segurança escolar


Valor anual destinado à expansão da Atividade Delegada passa a ser de R$ 3,25 milhões
Crédito: Prefeitura de Barretos.
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos anunciou um aumento de 76% no valor do convênio com a Polícia Militar, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, para expansão da Atividade Delegada como reforço da segurança escolar no município. Com o aditivo, o investimento anual passa a ser de R$ 3,25 milhões. A medida integra o plano de ações, definido por meio de uma iniciativa conjunta entre as secretarias municipais de Educação e Ordem Pública e as Polícias Civil e Militar, para elevar a segurança nas escolas da cidade.
A Atividade Delegada, implantada em Barretos pela atual Administração, é um programa realizado por meio de convênio firmado entre a Prefeitura da Estância Turística e a Secretaria Segurança Pública do Estado, que permite aos policiais militares desempenharem suas funções nos dias de folgas, tendo como objetivo principal aumentar o efetivo nas ruas, proporcionando mais segurança a todos. A atividade é voluntária e remunerada, mas participam somente os policiais que se interessam pelo programa, que permite que os profissionais exerçam a função uniformizados e portando suas armas.
O Programa Atividade Delegada foi instituído em Barretos, por meio da Lei Ordinária nº 4.578, em 12 de setembro de 2011 e alterações subsequentes, mas foi implantado somente em 2021, pelo Convênio nº GSSP-030/21. Em sua fase inicial, a atividade entrou em operação com seis viaturas, sendo quatro para área urbana e duas para a rural. No efetivo, 12 PMs em patrulhamento, com jornada de trabalho de oito horas diárias. Números que serão impactados com a expansão da atividade.
A iniciativa, que resulta em uma presença maior de policiais na rua, com grande flexibilidade para poder trabalhar preventivamente e ostensivamente, e também uma oportunidade para o policial, que terá um acréscimo de salário, pago pela prefeitura.

Crédito: Prefeitura de Barretos.
Conselho de Segurança
A Prefeitura da Estância Turística de Barretos anunciou também a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública, que será composto por representantes das secretarias municipais de Ordem Pública, Defesa Civil, e Finanças; da OAB Barretos; da Polícia Civil; do Comando do 33° Batalhão da Polícia Militar do Interior; e Corpo de Bombeiros.
O órgão irá auxiliar o Executivo Municipal e demais entidades ligadas direta ou indiretamente ao setor de segurança pública, com o escopo de empreender projetos e políticas públicas sociais, visando à redução da violência, executando ideias e trocas de experiências junto à comunidade municipal, com observância plena aos direitos e à dignidade humana.
Prefeitura da Estância Turística de Barretos
www.barretos.sp.gov.br
(17) 3612.2000

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