Caminhão entala na Avenida Adelmo Perdizza em Ribeirão Preto; especialista sugere melhorias


Vídeos de veículos presos no pontilhão sob o Anel Viário Sul são compartilhados com frequência. Sinalização reforçada e até pórticos podem ajudar motoristas a evitar incidentes. Caminhão entala em pontilhão na Avenida Adelmo Perdizza em Ribeirão Preto
Flagrantes de caminhões entalados no pontilhão da Avenida Adelmo Perdizza, na zona Sul de Ribeirão Preto (SP), têm sido comuns. O último aconteceu na segunda-feira (17) e foi feito pelo motorista de um carro.
O vídeo mostra um caminhão com o baú preso na estrutura sob a Rodovia Prefeito Antônio Duarte Nogueira (Anel Viário Sul), dificultando o trânsito.
A altura máxima permitida no trecho é de 4 metros, como mostra a sinalização. Antes da passagem, há uma única placa indicando aos motoristas a saída para a rodovia antes do pontilhão.
Caminhão entalado em pontilhão da Avenida Adelmo Perdizza em Ribeirão Preto, SP
Reprodução/EPTV
De acordo com o engenheiro de trânsito Anderson Manzoli, construções mais novas de pontilhões adotam como padrão a medida de 4,40 metros, o que pode confundir motoristas na hora da passagem.
“Quando o viaduto foi executado, ele estava dentro da legislação vigente da época [4 metros]. Com o tempo, as estruturas ainda tendem a ter um ‘embarrigamento’, elas descem um pouco. Também se faz o recape do asfalto e ele sobe um pouco. Temos a parte de baixo subindo e a de cima descendo, então diminui o vão livre. É necessário fazer uma medição daquilo que se tem real de passagem”, afirma.
Mazoli sugere uma nova medição do vão para informação aos condutores e a sinalização da região com pórticos, como os modelos instalados na capital paulista, para alertar os motoristas sobre a altura, evitando acidentes.
Modelo de sinalização sobre altura para motoristas de caminhões em São Paulo, SP
Reprodução/EPTV
Os dispositivos constam de placas que chamam a atenção do condutor antes da passagem pelo trecho com pontes.
“Quando você coloca um dispositivo como esse e o motorista está passando, ele percebe que ele vai tocar com o caminhão no pórtico que sinaliza que o caminhão vai ficar preso. Com isso, ele consegue tomar as medidas necessárias para pegar a primeira saída possível para não ficar preso na estrutura.”
Procurada, a concessionária Entrevias, responsável pelo trecho, informou que a sinalização está de acordo com o previsto em lei.
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